Sinopse

Hoje ninguém deve escrever um texto longo. Por um motivo muito simples: ninguém lê, admito que há exceções. Agora o texto tem que ser curto, uma espécie de sinopse, bilhete,resumo. Sei que fazer isso é uma espéciede concessão, uma rendição à moda, dançar de acordo com a música, mas que fazer? Não se pode e nemse deve querer brigar com fato consumado, é dar murro em ponta de faca. Quem quer ser lido tem que se adaptar à exigência dos eventuais leitores, neca de textos prolixos.

Com a quantidade de opções à disposição do leitor, ele jamais vai se prender a um texto longo e que exija muita concentração, oleitor não perde tempo, procura o texto curto, mesmo que o longo seja de qualidade e bem escrito.

Até as crônicas estão sendo resumidas. Um amigo meu que gosta de ler crônicas, inclusive do RL, me disse que escolhe o texto pelo títuloe pelo tamanho, mas também é decisivo as primeiras frases. É sincero, me diz que pula a maioria dos meusescritos, sobretudo os políticos.

Particularmente escrevo como falo e escolho o assunto sem pensar muito,pego o lápis e poke! escrevo e o neto digita cheiode erros de digitação. Fao uma força danada para nao ser chato, mas reconheço que uns setenta ór cento do que escrevo é chato paca. Um tempo desse cheguei, pasmem, a divulgar alguns folhetins,a mangação fpi geral, como é que notempoda snopse, um véio inventa de escrever um folhetim? É phoda (com ph). E como sou caso perdido, já estou terminando outro,"A Vingança de Beta", breve ele estréia, ninguém vai ler, mas eu nem ligo.

No mais, apenas para concluir, como dizem os deputados esenadores chatos quando extrapolam seu tempo na tribuna, é melhor quem escreve foca nos leitorese aderirem às sinopses, textos curtos, com ttiulos sugestivos e frases iniciais aliciantes. Lembro o dono de um bar em Arcoverde, Noé, logo depois do golpe de 64, doissujeitos estavam discutindo sobre o fato, umatacando e o outro defendendo a quartelada, qando resolveram perguntar a opinião do dono do bar, um cara realista paca, elesungou as calças, gesto que fazia sempre que iadizer algoque julgaba sério e disse: - e a comida é essa, pra que engulhar? Se o leitor quer extos curtospara qwue contrariaro leitor? Para ser chato. Porque sou chato vou divulgar o folhetim. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 05/07/2016
Código do texto: T5688672
Classificação de conteúdo: seguro