Crônica de um nativo ao Caboclo Bernardo

Era uma vez Bernardo José dos santos, conhecido popularmente como Caboclo Bernardo, Herói, Salvou 128 vidas no Navio da marinha; Estranho começar o texto com "era uma vez", já que este termo é utilizado em histórias fictícias de contos de fadas, o mais justo seria começar assim:

Bernardo José dos santos conhecido popularmente com Caboclo Bernardo, Herói, salvou 128 vidas no navio imperial marinheiro em 1887, a 120m da praia na vila de Regência Augusta; Ao ver o navio e as pessoas que agonizavam nele, Bernardo José dos Santos, adentrou no mar revolto, e com uma corda amarrada a cintura se jogou ao mar 4 vezes sem sucesso, pois o mar o jogava de volta a terra , quando resolveu furar as ondas com uma pequena jangada, fazendo isso com todas as series de grandes ondas que lhe impedia de chegar ao navio da marinha, depois de muita luta, o Caboclo chega ao navio, completando 5 horas de idas e de voltas, o Caboclo consegue salvar as 128 vidas; Depois alguns dias ele foi levado a Corte no Rio de Janeiro, e condecorado com uma medalha cunhada a ouro pela Princesa Izabel, o Caboclo foi bem recepcionado na corte e na sua pacata vila na sua volta. E em pouco tempo seu ato bravio, se tornou obsoleto, até que em 1914, o Caboclo é vitimado com um tiro de garrucha, disparado por Leonel Fernandes de Almeida, em uma briga por bebidas e mulheres.

"Estou buscando loucos por culturas, Miúdos loucos pelo Caboclo - Adailton Alcper"

Eupídio Ângelo de Macedo, conhecido popularmente como Miúdo, o "guardião do tumulo do Caboclo" veio morar em Regência ao completar 15 anos de Idade, hoje, morto, Miúdo deixou filhos, Um CD, e muitas Histórias a cerca da sua relação com o túmulo do caboclo, suas músicas encantam com a relação espiritual do seu "eu" com o espirito do Caboclo, em depoimentos ele dizia que o Caboclo falava com ele em sonhos, tudo isso é pela entrega de corpo e alma a um ícone da cultura Linhares e o salvador de tantas vidas, que se tornou um semideus ao entregar sua alma a Deus e se jogar no mar, desafiando a morte, para salvar o próximo.

"Vim morar em Regência, Para cumprir uma Missão, vim selar desse herói do nosso Espírito Santo" - Eupidio Ângelo de Macedo.

- Adailton Alcper, 14/04/2014