O REFÚGIO DOS POETAS

Poetas, por extensão é todo escritor, seja ele cronista, contista, romancista e outras categorias literárias. Poetas se confundem com poesias e poesias se confundem com poetas.

Para escrever poesias, crônica, contos, romances o escritor ou poeta precisa de pouca ferramenta de trabalho: papel, caneta, lápis, ou modernamente um computador. Quanto está compondo seus escritos , o poeta não tem fome, não tem sede, não tem sono, não sente cansaço, às vezes escreve de madrugada. Fica tão absorto, entorpecido em êxtase não vê e não percebe nada o que está ocorrendo em sua volta.

Eu diria, que o poeta é um sofredor, "no paraíso" de suas inspirações, intuição ou idéias quando elas vêm , levanta no meio da noite para não perdê-las. Quando está escrevendo ou compondo não come, não bebe, não descansa, não dorme até terminar a sua peça literária. Ele vive pela poesia, vive para a poesia, pois ela é o seu sustento, o seu alimento, seu pão do corpo e da alma.

A poesia é uma arte de fazer versos rimados;

A poesia é uma enlevação da alma, ou do espírito, uma sublimação com Deus;

A poesia é a linguagem dos anjos, é o cântico dos cantos, é música, é cantiga, talvez, dependendo de seu gênero poderia ser, também, uma oração, uma aproximação com Deus;

A poesia é música, e a música é poesia, é a linguagem dos poetas e dos cantores.

A poesia, comumente é escrita , depois interpretada ou declamada, ou cantada em palcos por artistas famosos, como exemplo: Rolando Boldrin , mestre em declamação, que em sua apresentação ele chora de verdade e outros;

A poesia repentista, muito comum no Nordeste do Brasil, é feita em linguagem popular, linguagem do povo, feita por um só cantador;

A poesia repentista de outra modalidade é o Cururu, da região de Piracicaba(SP) e Médio Tietê(SP), cantada ao som da viola caipira, tendo origem religiosa, é uma forma folclórica, cuja apresentação dura a noite toda, como exemplo de cantadores de Piracicaba: Abel Bueno, Adauto Paula, Afonso Rodrigues e outros.

Essa poesia é um combate de idéias, com temas diversos, com trovas e versos, entre dois cantadores, em forma de desafio provocativo e outro responde num repente, sempre ao som da viola.

SER POETA É UM DOM, UMA VIRTUDE, UMA DÁDIVA DE DEUS, ELE JÁ NASCE POETA, COM A IDADE ELE SÓ APRIMORA.

Miguel Toledo
Enviado por Miguel Toledo em 03/07/2016
Reeditado em 03/07/2016
Código do texto: T5685983
Classificação de conteúdo: seguro