Amo nosso Patropi

De vez em quando fico puto com o nosso patropi. Digo cobras e lagartos dele, chego até nos desabafos a repetir a frase de De Gaulle (ou foi de um diplomata): - Este não é um país sério! Lembro também de umade Ermíriode Moraes:- O Brasil é o paraído dos safados! Ou ainda univar o título do primeiro romance de Jorge Amado: "O país do Carnaval".

Mas é só rompante porque sou arriado chorão pelo Brasil. Nao saberia viver longe dele. Morreria de banzo ou de saudade.

Sou apenas um véio, alguém que já viveu vários acontecimentos, crises, tempos difícies, inclusive indiretamente ou diretamente fui atingido pelo golpe de 64, o meu pai foi preso por vários meses e isso deteriorou sua saúde. Eu e a minha família comemos o pau que o diabo amassou. O diabo e os militares. Um homem honesto preso porque tinha um ideal.

Hoje vejooutro golpe, mais brando, concordo, mas um golpe.Fico triste. Mas não é culpa do país e nem do seu povo. É algo mais profundo... Todos sabemos disso, tem a ver com a cultura. Um povo só é de fato livre quando possui cultura.

Enquanto isso vamos levando, voivendo, lutando tentando fazer a nossa parte. Uns e outros, inclusive os que possuem idéias distintas.Acho que adiversidadeé positiva quando se´se tem idealismo.

Talvez a diversidade de culturas,regiões doiferentes, idéias diferentes, esse confronto de idéias, seja algo positivo. Talez a diversidade seja responsável pelo milagre de ter havido uma secessão, o amor a pátria é superior às diferenças e interesses.

Acredito no Brasil, talvez porque ame demais o nosso patropi, estou convicto que um dia ela será o ´pais do futuro como disse o escritor StefanZweig. Viva onosso patropi. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 02/07/2016
Código do texto: T5685664
Classificação de conteúdo: seguro