A TORTURA DE NÃO RECLAMAR JAMAIS!
 
¨Perguntais se é permitido abrandar a vossas provas. Essa pergunta lembra estas outras: É permitido ao que se afoga procurar salvar-se?¨

(O Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap IX,26. Allan Kardec)
 
O espírito que nesta mensagem se denomina Anjo da Guarda, utiliza-se da Maiêutica Socrática - uma técnica que consiste em perguntas simples, porém, perspicazes que aos poucos farão com que a Verdade que pressupõe-se esteja Latente em todo o ser humano possa aflorar aos poucos. A sabedoria desta consiste em induzir o interlocutor a um raciocínio lógico que o faça deduzir por seus próprios meios a coerência de uma tese qualquer.

A resposta ao questionamento brota de maneira irredutível: obviamente, tanto o afogado tentará se salvar, como o doente irá procurar o auxílio de um médico e o que se fere com um espinho o retirará o mais rapidamente possível. Dessa forma, deduz-se que as Provas e Dificuldades que surgem em nosso caminho, sendo que para alguns veem desde o nascimento limitações para a vida toda, servem ao propósito final da Divindade: a Evolução de cada um até que se alcance a Perfeição.

Aquele que, por exemplo, nasce em uma posição penosa e difícil será obrigado a procurar os meios de vencer as dificuldades. O teste consiste em procurar lutar pela sobrevivência ao passo que desenvolve: a tenacidade, a paciência, a resignação, a perseverança, a tolerância e a inteligência.

A Divindade, conhecedora da natureza íntima do Ser Humano, adota em planos densos e materiais, como o Planeta Terra, a terapêutica do Desafio a estimular criaturas muitas vezes teimosas e arraigadas a aprender pelo erro e pela repetição visando o seu progresso – que será fatalmente alcançado pela multiplicidade das provas e das existências. Somos todos convidados através dos Desafios que as sucessivas vidas nos oferecem a irmos melhorando e polindo a nós mesmos para que a Gema interior, oculta sob camadas de imperfeições, aflore com toda a sua luz.

¨O mérito consiste em suportar, sem murmurações, as consequências dos males que não se pode evitar, em perseverar na luta, em não se desesperar quando não se sai bem e nunca em deixar as coisas correrem, que seria antes preguiça que virtude¨. A primeira dificuldade a muitos consiste nisso: como suportar SEM MURMURAR os desafios que a vida nos oferece? A reclamação diuturna parece ser um mal sem cura em uma sociedade doente e estressada pela lutas. Eis aí uma das maiores virtudes que se pode atingir no mundo moderno: NÃO RECLAMAR JAMAIS.

Atendendo a este quesito, ao ser convidado a uma palestra sobre este tema, vi-me no desafio, duas semanas antes, a ficar observando a mim mesmo e a não proferir nenhuma reclamação a qualquer tipo de evento. Levantei minhas orelhas, como os bons cães pastores, e fiquei atento a cada mensagem do meu próprio espírito não permitindo que nenhum pensamento de reclamação prosperasse. Passei a calcular antes de dizer algo que fosse considerado reclamação. A tortura íntima atingiu os píncaros do mais alto nível. Mordia, internamente a mim mesmo, mas antes preferira travar a língua a manifestar qualquer tipo de queixa. Meu progresso foi tão notável que uma das minhas filhas disse após apenas cinco dias: Pai, você está muito melhor.

Soubesse ela da energia que estava utilizando para dobrar a mim mesmo e entenderia a motivação. Um dia antes da Palestra veio a surpresa. O dirigente da Casa Espírita pediu-me para adiar minha apresentação por mais uma semana, devido à presença de um Palestrante de outra cidade cuja participação ele desejava aproveitar. Sorrindo, embora torturado, atendi e consegui ficar por 3 semanas sem me queixar.

A experiência modificou-me completamente e trouxe uma nova disposição de luta e de enfrentamento à minha conduta mental. Se, ao atender a apenas um dos dispositivos que os Espíritos nos recomendam passamos a ter uma mudança dessa magnitude, imagine quando levarmos a termo todas as Verdades que nos trazem.

Portanto, obviamente, podemos e devemos trabalhar duramente para aliviar e abreviar as Provas que temos diante do nosso caminho. A grande força que se tem que fazer é a de vencer a sombra de um Gigante que nós mesmos colocamos em nosso caminho e que insiste em nos atrapalhar. Ao passo que nos descobrimos mais fortes que nosso Gigante Interior, cheio de limitações auto impostas, passaremos a vencer as nossas limitações e galgar a passos firmes rumo à Excelência, que é o nosso glorioso destino.
 
(Jurandir Araguaia é escritor, palestrante motivacional espírita, ex-fiscal-ambiental/Goiânia, Auditor Fiscal/GO, formado em Ed. Física e Adm. de Empresas. Site: www.jurandiraraguaia.prosaeverso.net)