Carlos Amastha - 1º Prefeito Estrangeiro no Brasil

Palmas é a mais nova capital do Brasil. Nasceu inspirada na construção de Brasília, erguida no coração do Tocantins, tornando-se chamariz para milhares de pessoas que vieram dos quatro cantos do país em busca de oportunidades.

Uma cidade planejada com avenidas longas e largas, dezenas de praças e áreas verdes, edificada numa bela paisagem entre serras e rios, o que faz dela um ambiente extremamente convidativo para o lazer, prática de esportes e turismo ecológico.

Sua população miscigenada e carismática conta com grande parcela de jovens, universitários, empreendedores, mulheres e evangélicos.

Esse cenário jovial, dinâmico e cheio de oportunidades fez brotar um fenômeno inédito em nossa nação. Palmas é a segunda capital da Região Norte a eleger uma mulher, e a primeira capital do Brasil a eleger um estrangeiro como Prefeito: o empresário colombiano Carlos Amastha que como milhares de pessoas chegou a Palmas cheio de planos e sonhos, tornando-se bem-sucedido no ramo comercial.

Em 2012, com apenas cinco anos morando na cidade, Amastha lançou-se candidato numa coligação com somente três pequenos partidos, sem apoio de nenhum líder político de expressão. Sua candidatura parecia simplesmente um gesto tresloucado, sem nenhuma chance de sucesso.

Como muitos Estados brasileiros o Tocantins é tradicionalmente um palco de disputas entre duas oligarquias, tendo de um lado o bloco liderado pelo PMDB/PT e do outro políticos do PSDB/DEM.

Amastha começou a disputa com menos de 1% de intenção de voto, enquanto seus adversários tinham entre 30% e 40%. Era realmente uma briga de Davi contra Golias – nesse caso específico podemos dizer que Amastha enfrentava não só um, mas dois gigantes poderosos das oligarquias locais.

Contudo, para surpresa de todos, a população jovem de Palmas fugiu das tradições e deu um voto de confiança no novo.

Dando um nó na cabeça dos analistas políticos Carlos Amastha obteve uma vitória avassaladora nas urnas, com aproximadamente 50% dos votos, levando a nocaute de uma só vez dois Golias.

Como na história bíblica que descreve o pequeno pastor de ovelhas enfrentando o gigante, assim foi a vitória de Amastha, mas com algumas diferenças. Davi derrotou Golias acertando-lhe uma pedra na testa, que caiu para trás desacordado. O jovem rapaz não virou as costas e foi embora; pelo contrário foi em direção ao gigante e lhe degolou.

Diferentemente da batalha travada há 3.000 anos no antigo Israel, no jogo democrático da atualidade não se mata um adversário cortando-lhe a cabeça. Amastha derrotou os dois gigantes Golias, que caíram desacordados com a pedrada das urnas. No entanto, após aquele desmaio momentâneo esses mesmos grupos tradicionais se colocaram de pé e começaram a preparar a revanche.

Quatro anos se passaram deste então. Certamente que nessas eleições o cenário é diferente! Carlos Amastha é hoje bastante conhecido em Palmas, bem como em todo Estado do Tocantins. Antes ele era apenas um candidato cheio de projetos e desejos; agora tem resultados concretos para mostrar de sua gestão considerada bem-sucedida e também está mais experiente no campo político.

Da mesma forma seus adversários estão com disposição redobrada, sedentos pela revanche, ansiosos para retornar ao poder na mais nova capital do país. Diante disso eu me questiono: Terá o pequeno Davi a mesma força para derrotar novamente esses dois gigantes da política tocantinense???

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Palmas - TO, Junho de 2016.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior

Giovanni Salera Júnior
Enviado por Giovanni Salera Júnior em 30/06/2016
Reeditado em 02/07/2016
Código do texto: T5683445
Classificação de conteúdo: seguro