Carteirada.

Carteirada é uma gíria entre policiais. A carteira de Polícia, dá direito ao agente de polícia a entrada em cinemas e outras modalidades de diversões.

Nos anos de exceção, cidadãos, dos escalões do governo ganhavam, mesmo não sendo policial, o benéfico documento. Tinha outras concessões sobre influência de autoridade policial. Hoje não sei se ainda existe esse processo beneficiário.

Paralelo a esta prática oficial, havia carteiras de polícia falsificadas, no contexto "Falsidade Ideológica". Também havia pessoas que burlavam portarias com carteira de Detetive Particular, de curso por correspondência. Havia também as carteiras de jornalista com estas deferências sociais.

Num bairro de BH havia um cinema muito frequentado. Naquele lufa-lufa de entrada de espectadores, um indivíduo bem trajado enfiava a mão no bolso do paletó e anunciava, (imprensa!...) mas nunca mostrava a carteira, o porteiro passava batido. Num dia de menos movimento, o cara com o procedimento de sempre, finge que iria tirar a carteira e grita a palavra de ordem, (Imprensa!...) o porteiro deu-lhe uma segurada: " por favor, quero ver sua carteira de jornalista!..." O cara: "Não sou jornalista!..." O porteiro argumenta: " toda semana você anuncia imprensa!... O cara: eu digo imprensa... você não imprensa, eu entro." E por esses vacilos que no Brasil sempre existiu GOLPES.

Lair Estanislau Alves.