QUANTO VALE UMA MOEDA?
Entre cinco centavos e um real. Claro que sempre a preferência será pelas de um real, mas quem pede uma moeda corre o risco de receber a de cinco centavos.
A dignidade também pode valer isto, ou muitos disto.
Na segunda-feira um dos funcionários d coleta de lixo orgânico avistou quatro sacos do lado de dentro do pátio e gritou:
- Ainda dá tempo, me dá uma moeda que eu volto!
- Não, não é material para a coleta seletiva que passa amanhã, respondeu o proprietário do lixo.
- Me dá a moeda que eu levo! - apelou o trabalhador.
Ora, parece que a maioria investe na consciência ecológica, milhões são destinados às campanhas educativas, cooperativas sobrevivem nessa esteira e vem uma misera moeda e corrompe tudo.
Claro que num primeiro momento isto pode representar a necessidade material, mas de paralelo, quando vem a lembrança que empresários, políticos, administradores, profissionais liberais, que teoricamente não estão a mercê da miséria e trocam a honestidade e dignidade, por propinas, por atestados frios, por sentenças, por multas, por liberdade, então as más condutas só podem ser por deficiência na educação e não no brilho das moedas.
Assim alguns passam para o lado de dentro do cercado do lixo, não por necessidade mas por defeito durante a educação. São peças defeituosas que atrapalham todos os demais.