Romper os abusos ou corromper-se nos usos?
- Pai, o que é corrupção?
- Filho, você ainda é muito pequeno, isso é coisa de Política... Pra "gente grande"!
E o filho sem respostas acompanha o pai pra cima e pra baixo, pra todos os lados.
O pai dá um troco pro flanelinha que segurou a vaga do carro.
- Pai, ele vai colocar na máquina que paga estacionamento???
- Vai, filho!
Horas mais tarde...
O pai paga o açougueiro e pede pra caprichar na hora do corte.
- Pai, pra que esse dinheiro?
- Tô garantindo a carne do mês, meu filho...
- Ué, mas o caixa é lá!!! (apontando)
Ao irem pra casa, numa infração de trânsito...
- Pai, por que o Senhor tava dando dinheiro pro guarda? Por que ele pegou de volta aquele papel que tinha te entregado?
E o filho, mais uma vez ficou sem respostas.
Ao dormir:
- Tome, filho!
- O que é isso, pai?
- Pro seu cofrinho, por ter me ajudado nas tarefas de hoje.
- Tá bom, obrigado.
(O filho olha pro dinheiro, olha para o pai e pergunta...)
- Pai!!!
- O que, meu filho? (Preocupado com mais uma perguntinha daquelas!)
- Corrupção tem a ver com dinheiro?
- Como assim???
- Eu ouvi na televisão agora à noite sobre uns homens que foram presos... O Senhor e essas pessoas que aceitaram dinheiro hoje não estão correndo perigo??? (...) Eu não tô entendendo... Porque vocês são "gente grande", mas não são lá da tal Política que o Senhor disse... Hummm... Acho que eu não quero ser "gente grande" não!!!
(Acho que alguém foi dormir sem respostas e com muitas preocupações...)
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
* ESTA E OUTRAS CRÔNICAS VOCÊS CONFEREM, SEMANALMENTE, EM MINHA COLUNA "HÁ CASOS!":
http://www.olhovivoca.com.br/colunistas/marco-tulio-carvalho/
* BEM COMO POESIAS E OUTROS TEXTOS EM MINHA PÁGINA PROFISSIONAL, ACESSEM E CURTAM: https://www.facebook.com/mtacarvalhoprofissional/