Bolinhas e linhas

Talvez porque tenha sido um aluno relapso - e disso me arrependa ainda que tardiamente - que só fez o curso ginasial,assim mesmo na marra. sou hoje alguém fascinado pelo ensino. Acho que ensinar é a profissão mais sublime do ser humano. Mais que profissão, ensinar é uma missão. Principalmente ensinar a crianças e adolescentes.Édecisiva a influênciada educação na formação do cidadão do futuro. Acho que somos um país cheio de problemas porque não priorizamos a educação.

Que fique claro que para ensinar a pessoa tem queser vocacionado, ensinar é uma espécie de apostolado. Se o educador não se realiza ensinando, nunca será um educador de verdade.

Rubem Alves, o saudoso professor, deu uma receita de como um educadordeveria ensinar música (mas poderia ser qualquer matéria). Disse ele:

"Se fosse ensinar a uma criança a beleza da música não começaria com partituras, notas e pautas. Ouviríamos juntos as melodias mais gostosas e lhe contaria sobre os instrumentos que fazem a música.Aí, ela mesma me pederia que lhe ensinasse o mistério daquelas bolinhas pretas escritas sobre cinco linhas. Porque as bolinhas pretas e as cinco linhas sao apenas ferramentas para a produção da beleza musical.A experiência da beleza tem que vor antes".

Na verdade a educação tem que ser libetadora há um risco do aluno embrutecer e, quem sabe, trilhar ocaminho da perdição. Dizia outro grande educador. Paul Freire: "Quando a educação não é libertadora, osonho do oprimido é ser opressor".

Sou fascinado pela lição de Rubem Alves. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 29/06/2016
Código do texto: T5682686
Classificação de conteúdo: seguro