A doutrina de Confúcio para o século XXI
A doutrina de Confúcio para o século XXI
Como dizia Napoleão Bonaparte – “O amor pela pátria é a primeira virtude do homem civilizado.”
O hino nacional da China relembra o pensamento do Confúcio: “Construir a República e, Promover a Grande Harmonia”.
A humanidade atual prima pelas estradas do individualismo e do socialismo.
A doutrina humana deveria respeitar o Soberano Senhor do Universo e a moral no primeiro plano, e, Respeitar os deveres múltiplos da sociedade humana segundo a justiça natural.
Confúcio dizia: “Os estados governados por princípios virtuosos, auxiliados por ministros sábios e funcionários competentes – assegurarão aos seus povos os meios básico, realização de promover virtudes cívicas – A cidadania mundial.
Como a maior virtude a considerar a piedade filial, não porque seja justo lembrar-nos daqueles a quem devemos tanto a vida, mas também porque todas as outras virtudes podem expressar-se em termos de piedade filial e dela se desenvolverem..
A essência de viver de Confúcio é a mesma que contém no quarto mandamento, “Honrar pai e mãe”. Honrar a família significa , a manutenção da vida material e ao desenvolvimento moral.
É a veneração dos antepassados!
Para Confúcio ele passa a considerá-la a Base do Estado!
Governar é seguir a via reta da vida humana. Essa via reta é traçada pela razão e vem da Lei da Natureza que nos impõe certos deveres para cumprir, como as nossas relações sociais com os nossos semelhantes que é inata coração do homem.
Endireitai a si mesmo, endireitai o povo consiste ao compromisso dos nossos deveres. Que o Príncipe seja príncipe; O súdito o súdito; o pai, o pai; o filho, o filho. O que significa proceder de modo que todos os homens seja qual for sua condição e situação social cumpram exatamente com os deveres que sua situação e condição impõem.
Segundo o Mestre, estas retificações devem constituir o principal cuidado de um dirigente, pois caso contrário não atingirá seu objetivo de equidade.
O único meio eficaz para restabelecer a ordem é a renovação moral do povo; Realizar-se com perfeito cumprimento dos deveres do indivíduo.
“Aquele que sabe reformar a multidão de acordo com a vida reta da ordem disciplinada, tem capacidade para reinar”.