Gaiolas e Asas

Fui hoje a uma loja de conveiência, que fica perto do prédio que moro, comprar refrigerantes e uns sorvetes para minha filha e minha neta e aproveitei para tomar um café expresso esperto. Adoro. Enquanto tomava os golinhos do café, vi chegar numcarro preto oficial duas madames, o chofer até abriua porta de trás para elas sairem, mordomia do poder, é comum em Recife. Eram as madames bem vestidas e com aquele ar arrogante que o poder concede às pessoas deslumbradas e cafonas. Tinham, segndo minha avaliação, sou bom nisso, umais de cinquentinha e pela pele esticada do rosto e a risada permanente as duas ja tinham feito plastica. Pedriam um lanche em regra, todas duas comilonas.Enquanto comiam falavam sobre os colégios dos filhos.E metiam o cacete. Uma disse raivosa: - Não educam coisa nenhuma, pioram os alunos, dão muita liberdadee o resultado é esse rebeldia, um dos meus filhos, imagine, já está tomando cerveja. Como se o colégio esinasse a beber cerveja. A outra foimais radical ainda: - Cerveja e pode estar certa que breve vai fumar maconha, é moda nesses colégios, depois vai embuchar uma colegiha como fez o meu, tudo influência dos colégios, uma promisuicade. eviam era militarizar os colégios, linha dura, essa molecada iria ver o que é bom para tosse. Fi ficando com raiva, o segundocafezinho deixei pela metade, paguei e saí puto com as madames reacionárias e ignorantes.

Quando cheguei em casa me lembrei de um trecho de um escrito de Rubem Alves sobre escolas que as madames deviam ler. Reli a observação do saudoso professor: "Há escolas que são gaiolas e há escolas que sao asas. Escolas que sao gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássarmos engaiolados sao pássaros sob controle. Pássaros engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássarmos engaiolados sempre têm dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo. Escolas que são asas não amam os pássarmos engaiolados. O que elas amam são os pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, sso não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo nao pode ser ensinado. Só pode ser encorajado".

Asduas madames preferem seus pássaros engaiolados, gosto não se discute. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 28/06/2016
Código do texto: T5681713
Classificação de conteúdo: seguro