O Exercício Diário do Amor


          Tenho passado alguns momentos da vida tentando entender como é esta questão do amor e cheguei a uma conclusão que para amar ao próximo precisamos enxergar o ser humano além do que vemos fisicamente.
          Amar quem é simpático,amável e sorridente é fácil demais.Agora amar quem é bravo carrancudo e tentar entender o que está por trás da amargura de cada pessoa,a sua história,o que ela passou aí é bem mais difícil mesmo.
          Mas digo uma coisa para vocês: Vale a pena praticar este amor no cotidiano,aprendemos muito com estas pessoas que na primeira impressão parecem ser pessoas duras e sem coração.
         Sei também que não é fácil quebrar a resisitência de gente com este comportamento,mas como cristão acredito que Jesus nos orienta e aponta caminhos para conquistar a amizade e a confiança desses seres tão necessitados e carentes de atenção e cuidado.
         Nem sempre a expressão emburrada ou excessivamente séria representa que a pessoa esteja fechada ao amor,a amizade e a cumplicidade com outros seres humanos.
São diamantes brutos que após serem lapidados podem se revelar seres humanos surpreendentes e admiráveis.
          Eu,por exemplo,convivo como cuidador de um senhor de 92 anos que tem um temperamento meio ácido e uma carinha de bravo.
          Mas quando converso com ele assuntos dos seus tempos de juventude,do seu trabalho como sindicalista e da importância de suas funções e das conquistas adquirdas para os aposentados em prol de seus trabalhos ele se sente realmente valorizado e acaba se soltando um pouco mais e ficando menos agressivo.
          Acho que é este amor que devemos praticar no nosso dia a dia, é o exercício constante da compreensão que faz com que este altruísmo se desenvolva e assim conseguimos fazer um mundo um pouco mais tolerante e suportável de se viver,mas temos que nos esforçar e reforço mais uma vez nesse texto que vale super a pena.


 
Interação de Cristina Gaspar
 
Amar é fácilDifícil é se por no lugar do outro
Amar o ameno, o alento é fácil
Difícil é cumprir os desafios
Praticar a compreensão, a generosidade
Praticar a serenidade, a aceitação
Amar é fácilInconstante é o dia a dia
É ter a complacência necessária
Para administrar os egos, os humores
Amar é fácil
É se abrir ao novo, entender a saudade
É reagir sem maldade
É simplificar pra dividir
É não complicar o que já é naturalmente, difícil
É saber que menos é mais
E você não vive sozinho, nem é dono do mundo
Amar é ser apenas AMOR...




 
Fábio Brandão
Enviado por Fábio Brandão em 28/06/2016
Reeditado em 03/07/2016
Código do texto: T5681268
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.