VALOROSOS ESCRITORES
Homenagem a todos os Escritores, verdadeiros heróis da escrita.
No dia 25 de Julho é comemorado o Dia Nacional do Escritor.
Os famosos escritores de antigamente escreviam seus livros com mais dificuldades que nós escrevemos hoje. Eles usavam máquinas de escrever mecânica e manual, às vezes com luz de vela, não tinham a facilidade do computador, que possuímos, com vários tipos de dicionário, com significado das palavras, com rimas, com gramática, conjugação de verbos, tudo à mão e rapidamente.
Eles tinham que ter a seu lado dicionário encadernado volumoso, difícil de manejar, para ver o significado correto para empregar em seu texto. E no tempo mais antigo, ainda, escrevia o seu texto à mão, para posteriormente ser o livro editado. E cada escritor escreveu dezenas de exemplares ,os mais variados assuntos ou teores, verdadeiras obras- primas da literatura de cada país.
Escreviam, ainda, livros didáticos de todas as matérias, volumes grossos para as faculdades em geral.
Manias do escritores famosos:
WOLFGANG VON GOETHE, alemão ( 1479- 1832) escrevia em pé. Ele mantinha uma escrivaninha alta em sua casa;
PEDRO NAVA ,(1903-1984), brasileiro de Juiz de Fora (MG) parafusava os móveis de sua casa a fim de que ninguém os tirasse do lugar;
GILBERTO FREYRE (1900-1987), brasileiro de Recife nunca manuseou aparelhos eletrônicos, não sabia nem ligar uma televisão. Todas suas obras foram escritas a bico de pena, como o mais extensos de seus livros, Ordem e Progresso, de 703 páginas;
EUCLIDES DA CUNHA (1866-1909) brasileiro do Rio de Janeiro, era Superintendente de Obras Públicas de São Paulo, foi responsável pela construção de uma ponte em São José do Rio Preto (SP). A obra demorou três anos para ficar pronta e, alguns meses depois de inaugurada, a ponte simplesmente ruiu. Ele não se deu por vencido e a reconstruiu. Mas, por via das dúvidas, abandonou a carreira de engenheiro.
MACHADO DE ASSIS (1939-1908) brasileiro do Rio de Janeiro, nosso grande escritor, ultrapassou tanto as barreiras sociais, bem como físicas. Machado de Assis teve uma infância de grande pobreza e ainda era míope, gago e sofria de epilepsia. Enquanto escrevia Memórias Póstumas de Brás Cubas, ele foi acometido de uma das piores crises intestinais, com complicações para sua frágil visão. Os médicos recomendaram três meses de descanso em Petrópolis. Sem poder ler nem redigir, ditou grande parte do romance a esposa, Carolina.
ALUÍSIO DE AZEVEDO(1857-1913), brasileiro de São Luis do Maranhão, tinha o hábito de, antes de escrever seus romances, desenhar e pintar, sobre papelão, as personagens principais mantendo-as em sua mesa de trabalho, enquanto escrevia.
MONTEIRO LOBATO (1822-1948 )brasileiro de Taubaté(SP), gostava de comer pipoca com café.
Algumas frases famosas:
1- Tudo tem origem nos sonhos. Primeiro sonhamos, depois fazemos. 2- Escrever para marmanjos já estou enjoado. Bichos sem graça.
Mas para crianças é todo um mundo.
3-Quem mal lê, mal ouve, mal fala, mal vê.