SOBRE ALUNOS INESQUECÍVEIS
Vi alguma coisa no Facebook sobre “marque aquele aluno inesquecível” e de imediato me vieram as presepadas de um adorável aluno, nas aulas de sexta-feira à tarde, no Núcleo de Línguas da UECE.
Um mês após iniciadas as aulas, ele resolveu aparecer. Entrou feito um tsunami, fazendo todo o barulho que conseguiu, o que gerou boquinhas entortando e olhinhos virando. Sim, me pareceu que ele incomodava a alguns. Coisas de alunos... é sempre assim.
Fiquei meio confusa, talvez pela minha inexperiência, e acabei não dizendo nada. Mas pensei: “Esse menino vai ser um problema!”. E efetivamente me senti um tantinho angustiada porque ele me pareceu atrevido e desrespeitoso.
Segui dando a minha aula normalmente, como se aquela entrada triunfal não tivesse causado nenhuma sensação em mim. Só ao final daquele dia perguntei àquele jovenzinho por que não havia participado das aulas anteriores. E esse foi nosso primeiro contato.
Matheus chegava atrasado a todas as aulas. E sempre, sempre causando tumulto. Um dia ele chegou com mais de uma hora de atraso, empurrou a porta e passou arrastando uma mala e, claro, fazendo muita confusão. O menino gostava de chamar a atenção. Chegava causando!
Na aula das representações teatrais, Matheus interpretaria o Patinho Feio, no momento em que este se vê refletido na água e descobre que é um cisne. O grupo dele já se preparando para atuar, e ele a caminho, via WhatsApp: “estou chegando!” E chegou. E fez bonito! O cisne mais lindo que eu já vi.
No dia da avaliação escrita, todos se foram e ele ficou. Não podia ser diferente. Já era noite e Matheus não terminava de fazer a prova. Quando terminou, quase não acreditei: a prova inteira feita a lápis!
- Matheus, meu filho! Tem que ser de caneta!
- Mas professora, não pode ser de lápis?
- Não, menino!
- Ah, então vou cobrir de caneta e já entrego!
Fiquei esperando ele cobrir tudo o que havia escrito a lápis, inclusive a redação. E pense na sujeira que ele fez, esfregando aquela borracha na prova toda!
Mas, verdadeiramente, quem é Matheus? Um dos meus melhores alunos! Aplicado, inteligente, obteve excelentes notas. Um menino bom, sensível, que tem o seu jeito louco de ser, mas que fez muita diferença na minha vida.
Espero encontrar muitos Matheus ao longo da minha trajetória como professora.