Porque Messi não foi campeão - Polivalência no futebol: Uma péssima ideia

O Futebol moderno é reflexo do mercado de trabalho contemporâneo em que o profissional deve ter múltiplas habilidades a fim de agregar valores para a instituição em que atua, assim como as empresas modernas que necessitam de polivalência em seu quadro de RH, os clubes e seleções necessitam de jogadores que estejam disponíveis para além de sua função padrão executar outras atividades, hoje em dia o atacante deve fazer o gol, mas se precisar deve marcar, apoiar os laterais, enfim, não existe mais aquele cabeça de área em que a especialidade era somente botar a bola para dentro da rede.

Este tipo de comportamento no futebol se iniciou na Europa e com o tempo foi incorporado no resto do mundo, a medida que os clubes europeus foram inserindo jogadores do Brasil, Argentina, Camarões entre tantos, estes jogadores passaram a ser doutrinados no esquema europeu, assim foi questão de tempo para que o mundo todo achasse que a melhor forma de se jogar futebol era como a Espanha, Alemanha ou até mesmo a Holanda fazia, uma estratégia muito boa para os Europeus que sempre tiveram seu ponto forte na estratégia, na sinergia dos jogadores, porém péssima para os países como Brasil e Argentina que sempre tiveram o forte na individualidade genial dos craques como Pelé, Maradona, Rivaldo, Romário, Caniggia e tantos outros.

Diante deste quadro em uma análise de Brasil e Argentina temos dois excelentes jogadores: Messi e Neymar, que se atuassem com um centroavante dos velhos tempos como Batistuta, Ronaldo gordo, Romário, Caniggia e até mesmo Túlio Maravilha, absolutamente não perderiam nenhum jogo, pois o que acontece no momento é que a criatividade deles passa a ser limitada pois não existe mais aquele matador, aquele jogador que era especialista em fazer gols, pois todos os jogadores tem que fazer de tudo um pouco, acabaram se tornando patos: fazem de tudo um pouco, mas não fazem nada direito, imagine um Messi jogando ao lado de um Batistuta, a Argentina não perderia um jogo, ou o Neymar jogando ao lado de um matador como Ronaldo gordo, fantástico, não acham?

Talvez seja a hora de abandonarmos o eurocentrismo do futebol e traçarmos nosso próprio caminho, voltando a origem, valorizando a habilidade de cada jogador, esta imposição do futebol moderno sobre o mundo só foi benéfica para a Europa, mas para o resto do mundo foi péssima.

O_Interditado
Enviado por O_Interditado em 27/06/2016
Reeditado em 27/06/2016
Código do texto: T5679928
Classificação de conteúdo: seguro