I A M

No jargão da cardiologia isso significa Infarto Agudo do Miocárdio e foi um troço desses que eu tive exatamente no meio da comemoração do dia dos namorados desse 12 de junho de 2016.

Recapitulando o passo a passo, foi assim que aconteceu.

No dia oito aconteceu o aniversário da noiva do meu enteado e, como os pais dela moram em São José dos Campos/SP, fomos passar o final de semana por lá para que a comemoração da data fosse com todos os membros da família, sobrinha, primo, cunhada, irmãos, tias, tios, avó...

No sábado à noite, entre outras iguarias, comi o bolinho caipira, aquela maravilha da culinária tradicional à base de farinha de milho com recheio de carne e que servia de alimento para os antigos tropeiros que fizeram a integração dessas terras paulistanas.

Para aqueles que não conhecem (como eu não conhecia) esclareço que é semelhante à coxinha de galinha com recheio de carne bovina moída e suavemente temperada.

No domingo, dia dos namorados, fomos comer traíra frita no restaurante bem próximo a casa em que estávamos hospedados.

Para minha sorte, ainda bem que quem tem carro perde o ânimo de andar a pé e foi esse hábito que fez com que o meu mal fosse menor.

A dor começa na parte interna do osso esterno, irradia para todo o lado esquerdo do tórax, o ombro e desce pelo braço e antebraço até quase a articulação da mão, pressão na parte superior da cabeça e sudorese intensa.

Num dos carros, fomos para o Pronto Socorro e o médico de plantão quando identificou o infarto fez os procedimentos de ataque, chamou a ambulância do SAMU e providenciou a minha transferência para o Hospital Pio XII, que é referência em cardio/oncologia no Vale do Paraíba.

Lá, internado com a etiqueta de emergência, fui submetido a uma angioplastia com a colocação de dois stends num dos ramos coronarianos e levado para a unidade de terapia intensiva.

Entre o IAM e a entrada na UTI passaram-se apenas três horas e meia.

De todo atendimento que recebi, a única coisa que tenho a reclamar é que a sirene da ambulância não foi ligada nem uma vezinha...

(continua em UTI e PESSOAS INTERESSANTES)