Pensa que é bonito ser feio?
Mamãe vai negar, mas estou certo de que, houvesse alguma espécie de consulta popular, eu seria democraticamente considerado feio – se não por aclamação, pelo menos por maioria de votos. Lembro até hoje do terrível escrutínio promovido pelas meninas para eleger o menino mais bonito da sala, o que, de quebra, também revelava quem era o mais feio. E lá estava o meu nome, bem no final da lista, com as notas mais baixas no quesito beleza. Certamente pesaram, na hora do julgamento, o excesso de pintas, as marcas da catapora, o pomo de Adão exagerado, a barbicha no queixo, o andar encurvado, e outras coisas mais que, em conjunto, não “ornam” muito bem.
Não deixei de viver por conta disso, embora fosse o que se esperava de um feio. Pode observar, sempre que morre alguém bonito o pessoal custa a acreditar, como se fosse uma injustiça da natureza: “Mas era tão bonita!”. A morte, vejam só, é tão implacável que não mata apenas os feios, como seria de se esperar. Mesma coisa quando um bonitão resolve entrar para o mundo do crime. Sempre tem alguém para dizer: “Um rapaz tão bonito, não precisava disso”. Por aí se conclui que o crime não é mais do que uma tentativa do feio de compensar o fato de não ser agradável ao olhar. Lembram daquele mendigo galã? Em questão de horas tiramos o cara das ruas, pois a rua não é lugar de gente bonita. Aos feios, a rua, o crime, a morte.
Por isso foi com grande espanto que, dia desses, eu li uma manchete dando conta de um estudo que, contra todas as expectativas, havia encontrado benefícios em ser feio. Um deles é que os feios são mais férteis, o que era de se esperar. Um feio não tem lá muitas chances para se reproduzir, então, nada mais natural que aproveite toda oportunidade que aparecer pela frente. Outro benefício é o de que as mulheres se sentem mais protegidas ao lado de um feio, mas isso, evidentemente, se explica pelo medo de perder a parceira para alguém muito mais atraente.
O engraçado é que os pesquisadores não testaram isso com homens e mulheres, mas com aves e peixes. Eu não sei como, mas parece que eles separaram as aves e os peixes em bonitos e feios. Eu fico imaginando esses pesquisadores contemplando dois lambaris, observando as nadadeiras, o corpo robusto e alongado, a boca pequena, o olhar penetrante, e concluindo: “Esse eu pegava”.
A gente brinca, mas o negócio é sério. É claro que ninguém vai querer ser feio só por causa desse estudo. Até porque, tem outro estudo provando que os deficientes estéticos recebem salários até 10% menores do que os outros. E outra, além de ganhar pouco, a tendência é que o feio se case com alguém que ganhe ainda menos do que ele. Isso tudo admitindo que alguém se compadeça dos feios e dê um emprego a eles, apesar da feiura (que, aliás, ficou ainda mais feia depois da Reforma Ortográfica).
Tem até gente pensando que o governo devia criar alguma medida de proteção ao feio – e não é para menos. Criam PEC para tanta coisa, mas até hoje ninguém pensou nos feios. Só nos resta contar com a ajuda dos céus, onde temos um representante à direita do Pai. Jesus era feinho, está lá em Isaías 53. Leiam a Bíblia, amem os feios.