EM BUSCA DE OPORTUNIDADE

Ela chegou pontualmente às treze horas, conforme o combinado. Por aqui, pontualidade é hábito. O sorriso cordial, sem dúvida, lhe servia como belo cartão de visita. 
Luciana apresentou-se, com aquele sotaque delicioso do povo mineiro, contou-me, que era de Belo Horizonte, e estava em Nova Iorque, há nove meses. Antes de iniciar às tarefas a que veio, conversamos um pouco, e Luciana me contou que era formada em Administração de Empresas pela PUC de Belo Horizonte, e pós graduada, e até três anos atrás trabalhou como Designer de Joias. Com orgulho incontido no olhar, mostrou-me um par de brincos que usava, e acrescentou: "é um trabalho desenhado e executado por mim". Olhei mais de perto, e me encantei com a beleza da joia, que ela usava. 
Confiante, com o meu interesse, deixou o restinho de timidez de lado e pegando do bolso da calça jeans, o iPhone, começou a me mostrar imagens de belíssimas joias e semi-joias desenhadas por ela.

Após nosso papo de alguns minutos, Luciana quis saber o que eu desejava que ela fizesse, nas três horas seguintes, que ficaria no apartamento.
Depois de acertado os serviços, sai para fazer algumas compras, e pegar meu netinho na escola. Quando regressei, o apartamento reluzia, cheirava a limpeza. Luciana, se aprontava para sair, eram precisamente dezesseis horas. 
Antes de ir embora, agendamos uma nova data, e sem me conter perguntei à ela, porque saiu do Brasil. Sem vacilar, ela me respondeu: "Vim pela oportunidade de trabalhar, ganhar dinheiro, e quem sabe, ser reconhecida pelo meu talento?"
Em seguida me contou: "No Brasil, eu estava há mais de dois anos sem trabalho, e sem perspectiva de encontrar um, o último em que trabalhei, já fora da minha área, foi de atendente em uma loja em shopping, mas a mesma fechou, e depois desse emprego não consegui outro, devido à crise que o país enfrenta. Aqui, tenho feito, uma média de duas faxinas ao dia, fico três horas em cada apartamento, e ganho muito bem por esse trabalho, como nunca ganhei lá. A noite frequento uma escola para melhorar meu inglês, que não é bom, e tenho fé, que vou conseguir trabalhar na minha área. Outro dia, limpando o apartamento de uma senhora, ela se encantou com uma semi-joia que eu estava usando, contei à ela que eu havia desenhado e feito aquela peça. Admirada a senhora, pegou todo material que tenho, e encaminhou a um amigo dela, que trabalha com joias. Estou esperançosa pela resposta, quem sabe não venha dai a oportunidade que tanto busco?".

Feliz, ela se despediu, pegou o dinheiro que ganhou nas três horas em que trabalhou no apartamento. Eu, antes de fechar a porta, lhe disse: "Desejo que antes da data que agendamos para a próxima faxina, você me ligue e desmarque, e me conte, boas novidades".
Luciana respondeu: "Se Deus quiser, assim será, mas até acontecer, sigo aprendendo muito, e agradecida, pela oportunidade que a vida está me dando, de aqui estar".
Fiquei pensando em quantos talentos, semelhante ao de Luciana, o Brasil vem deixando escapar. 


(imagem: Lenapena)
Lenapena
Enviado por Lenapena em 25/06/2016
Reeditado em 02/07/2016
Código do texto: T5678367
Classificação de conteúdo: seguro