FESTAS JUNINAS NO NORDESTE
Estamos em junho, pleno mês das festas juninas por todo o país, de norte a sul, leste a oeste. Santo Antonio, São João, São Pedro são comemorados com muita alegria e animação, mormente no nordeste brasileiro, onde Pernambuco e a Paraíba se destacam nas comemorações, em Caruarú e em Campina Grande.
O forró come solto por lá. Do Recife parte um trem lotado para Caruarú e o povo dança nos vagões, sem parar, numa animação total. Em Campina Grande festeja-se nas praças, nos parques e nas feiras, com igual entusiasmo. O nordestino se esbalda, diverte-se muito, come e bebe adoidado, enchendo o coração de alegria e esquecendo-se, nesses dias, da luta e do sofrimento que enfrenta durante o ano todo. “- O sertanejo é, antes de tudo, um forte”, já escreveu o grande Euclides da Cunha.
Quando é tempo de sêca, o sol esturrica os pastos, o gado morre de fome e os bichos sofrem com a falta d’agua. Quando vem o “inverno”, São Pedro às vezes abre muito as torneiras do céu, os rios transbordam e inundam cidades, provocando desabrigo, estragos e até mortes de gente e dos animais.
Mas nada disso aplaca o entusiasmo e a alegria de viver da gente nordestina, cantada nas músicas do grande artista popular, Luiz “Lua” Gonzaga, na sua sanfona de oito baixos.
As minhas sinceras homenagens e a minha admiração à brava gente nordestina, particularmente hoje, “Dia de São João”. E que Deus, na sua infinita bondade, nos proteja e nos abençoe a todos, brasileiros do norte, sul, leste e oeste deste imenso país!...
-o-o-o-o-o-
B.Hte., 24/06/16