Era uma vez um país...

Era uma vez um país que tinha uma Ordem dos Advogados que defendia o estado de direito e verberava contra qualquer arranhão às leis do país. Era uma vez um país que tinha uma Associação de imprensa, a ABI, brava, indômita, aguerrida, dirigida durante muito tempo por um grande herói da democracia, Barbosa Lima Sobrinho, sempre combatento o arbitrio e a prepotência. Era uma vez um país que tinha religiosos llbertários que em meio a escuridão da ditadura defendiam a liberdade e a jstiça social, caso de Dom Evaristo SArns, Dom Hélder Câmara, do Pedro Cassaldáliga,Dom Marcelo Carvalheira...Erauma vez um país que tinha ministros dos tribunais superiores como Evandro Lins e Silva e dauto Lúcio Cardoso, e até no STM generais legalistas como Peri Bevilacgua. Erauma vez umpaísque possuia políticos estadistas como Teotônio Vilela, Brizola, Miguel Arraes, Tacredo Neves, Mário Covas, Ulissses Guimarães..., políticos que não endossavam golpes e nem arranhões no estado de direito.

Esse país não existe mais, aquele sentimento de legalismo e de respeito aos direitos humanos, às leis e à Constituição foi pro brejo.

Admito que há mesmo um esforço para punir malfeitos. Mas não se pune fazer isso ao arrepio da lei. Oqie se fez, por exemplo, hoje foi algo que arranha, entristece, constrange e envergonha qualquer democrata. Sim, porque invadiram a residência oficial da senadora Gleisi Hoffmann, prenderam seu esposo e vasculharam a casa, na prsença de seus filhos menores sem auorização do STF. Ora, se até eu um cidadão comum, um leigo, um mobral em leis sei que a senadora tem foro privilegiado, como o juiz e as autoridades não sabiam? Exorbitaram, extrapolaram, feriram a lei.Não estou dizendo que o marido da asenadora é inocente. Não.Ele estava sendo investigado, mas ahá mais de um ano, estavaà disposiação da kjustiça, não estava atgrapalhado nenhuma inverstigação, por qiue prendê-lo agora e na casa oficial de sua esposa que é senadora? Acho que até Eremildo, o idiota, fica pensando que isso se deve a esconder alguns fatos recentes e trazer o PT para a cena. Pego mal, principalmente porque se feriu um direito consstitucional.

Infelizmente nao temos mais ministros do STF como Evandro Lins e Silva e Adauto Lúncio Cardoso. Os atuaissabem que se viplou um precieto constitucional. Se calaremé porque são coniventes. Nada como lembrar a frase demolidora de Rui Barbosa: "Apior ditadura é a ditadura da justiça. Conra ela ela não ha a quem recorrer".

No mais, o mehor é ficar pensando no passado,este país de hoje éuma repúbica bananas. Vamoscair no forró. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 23/06/2016
Código do texto: T5676552
Classificação de conteúdo: seguro