Vencendo um domingo.

Enquanto se caminha, pelo horário de pós café da tarde, já se pode ver os artesãos organizando com o tédio cuidadoso suas mercadorias para começar mais uma noite de trabalho. Fora de época, é mais para seguir sem tantas expectativas para o mês, mantendo o pão.

O mar está tão azul, meio marinho, mas cristalizado. O céu vem acompanhando, sendo uma moldura delicada, com tons exatos, para se misturar, sendo obra também. Com as brincadeiras de contrastes dessa praia, alguns raios realçam e puxam o nosso olhar. Bate a luz na areia, enquanto ela contorna o pé da gente, voa para o no nosso cabelo e expressa a textura dela, deixando-se ser sentida no tato.

Nessa de sentir a areia, nos damos conta do quanto estamos em contato vivo com tudo. Pulsa. E faz todo o sentido, ficar enraizado ali, naquele curto deserto, seu deserto. Só assim o domingo deixa de ser domingo. Dia vazio, perigoso para andar por ai, de descanso físico, psicológico e espiritual. Só assim vira um dia sem nome e com poesia.

Interpreto um pouco como o retorno da cidade para aqueles que suam, pegam o batente, a atravessam todos os dias para ganhar o pão. A cidade te entrega essa graça de poder ver o mar sem pedir nada em troca. Muita gente nem vê o mar, nem liga para isso. A cidade é lixo e violência, mas se você descobrir nas brechas e olhar com ternura, você cuida em perceber que a cidade é viva e que é sua também.

Para aqueles que gostam de beleza para se mostrar, não vai encontrar não. Só encontram aqueles que sabem que beleza é pra ser sentida, admirada.

Depois eu mergulho. Vejo a luz do Sol batendo no mar e no meu corpo. O Sol dourado, mas sem valor nem imponência, querendo descer. O mar estava manso, de maré baixa, e em mim. As ondas estavam fracas, quase que carinhosas.

O dourado do Sol não era de rei, era do ouro raro da bonança de ser feliz com o que se é. O Sol, naquele momento, começava a sair, sendo puxado pra baixo com ternura, e a Lua já presente, esperando com serenidade. Minha existência se misturando com tudo. Líquida. Sendo água.

Ak
Enviado por Ak em 22/06/2016
Reeditado em 22/06/2016
Código do texto: T5674987
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.