MARTINHO LUTERO, O MISSIONÁRIO QUE VIVEU ALÉM DE SEU TEMPO... 11h50min.

Quase sempre aos domingos, entre as nove e dez horas da manhã sintonizamos a rádio É Paraná, em um programa dirigido por Zélia Céu, com convidados, com temas bem diferenciados, neste que assistimos neste último domingo, era sobre os emigrantes alemães, que chegaram ao nosso estado no longínquo ano de 1826...

Os participantes destacaram a figura de Martinho Lutero* que viveu no século XVI, na Alemanha. Segundo foi comentado, por um dos convidados, - pastor - ele, a princípio não queria fazer uma ruptura com a Igreja Católica, mas sim trazer uma contribuição doutrinária, para que esta religião “oficial” mudasse os seus paradigmas...

Certamente, suas ideais avançadas para época não foram aceitas, se colocou frontalmente contra a venda das indulgências feitas pelo Papa Leão X; desde que se pagasse por este “documento”, em nome do “beneficiado”, não importando os atos que houvera cometido teria “assegurado” um “lugar ao céu”...

Teve 60 dias para se “retratar”, isto é, para se arrepender, passado o prazo de 60 dias foi excomungado... Teve que pedir proteção a um nobre*, e deste modo teve sua vida salvaguardada. Alma culta, estudiosa, traduziu a Bíblia do grego para o idioma de sua pátria; graças a esta sua atitude missionária, é que este sagrado livro, pode finalmente ser lido; antes “oculto”, pois ao crente, seria dado segundo as “interpretações”, dos religiosos “donos do poder”...

Desta “dissidência” surgiu a Reforma Protestante, que se espalhou pela Europa, e várias partes do mundo. Com certeza já era um espírito preparado para cumprir esta missão; são as Dimensões da Verdade, que chegam a nos por vários “canais”...

Também, neste programa radiofônico foi comentado que os emigrantes, não receberam um tratamento, de acordo com o que foi prometido, não por culpa da monarquia do Brasil, mas sim pela negligencia dos gestores públicos da época; diferente do ocorreu na Argentina... Curitiba, 20 de junho de 2016 – Reflexões do Cotidiano – Saul http://mensagensdiversificadas.zip.net

*Martinho Lutero, Monge Agostiniano e Professor de Teologia, nasceu na Turíngia, na Alemanha em 10 de novembro, de 1483

Morreu no castelo, de *Frederico, Príncipe da Saxônia, no dia 18 de fevereiro de 1546, portanto somente 62 anos... 12h36min.

*Datas e nomes compilados da Wikipédia.

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 20/06/2016
Reeditado em 22/06/2016
Código do texto: T5672936
Classificação de conteúdo: seguro