A EXPERIÊNCIA DE CADA UM...

Pouquíssimas vezes consultamos um profissional da área médica, para resolver um problema de saúde. Estamos em permanente contato com os mesmos, divulgando um Suplemento Mineral. Mas, nesta última quinta feira fomos marcar um consulta, pela parte da manhã, e a tarde fomos atendidos, num Posto de Saúde, bem próximo de onde moramos.

É evidente que temos plena consciência que a vida é a dádiva mais preciosa, que o Criador doou a cada um; competindo-nos preservá-la; há atitudes obvias que são mais fáceis, de serem seguidas pela grande maioria; equilíbrio na alimentação; evitar os condicionamentos quanto ao uso de bebidas alcoólicas, - alguns o fazem todos os dias “socialmente”. - evitar o tabagismo; vida sedentária, segundo os especialistas, as caminhadas, mesmo em pequenos percursos, é muito benéfica ao equilíbrio da saúde. Havendo a afirmativa, por parte de muitos que é melhor do que correr.

Aí está um desafio para mudanças de hábitos, que para muitos não é fácil, e nos enquadramos nesta categoria...

Se fazer periódicos exames clínicos, para se avaliar as condições de saúde do pacientes e medicar suas possíveis deficiências; se você o faz, nossos parabéns!

De nossa parte, vamos sempre protelando, - sem nada que justifique, pois mesmo o que não tem um plano de saúde, o SUS, em convênios com os Postos de Saúde das Prefeituras, dá total atendimento. - em face de um problema apresentado fomos “intimados”, a procurar um auxílio médico, para tentar um diagnóstico e tratar um problema de saúde de um difícil quadro de alergia; a médica de Clinica Geral, não quis dar um parecer imediato, nem medicação, optando por uma bateria de exames, em três locais diferentes; dois ligados a exames sanguíneos e o último colher material para biopsia, dependendo dos resultados destes exames, seria feito um diagnóstico pra uma possível cirurgia...

Estamos vivendo em uma era da medicina, totalmente refém, dos exames laboratoriais, que inibem ao Clinico Geral, que ao ver os sintomas de uma anomalia, de um paciente e condicionado a fazer os exames primeiro, para quem sabe medicá-lo depois; como era prática comum há anos atrás, quando os médicos não contavam com toda aparelhagem tecnológica; e precisavam usar a suas vivências, as suas experiências e sua “intuição”, para diagnosticar o problema apresentado e dar o tratamento adequado.

É provável que a medicina, - a arte de curar. – perdeu um pouco de sua capacidade “intuitiva”; de analisar um sintoma, e prescrever uma medicação, que na grande maioria das vezes vinha de encontro às necessidades do paciente; para que revertesse anomalia do quadro apresentado...

Procedimentos comuns de alguns anos atrás na prática médica; visto que, a medicina não era “informatizada”, facultando ao médico, - pela sua experiência, - fazer os diagnósticos precisos, independente de exames laboratoriais, dando a medicação certa, para que a saúde do paciente voltasse a sua normalidade...

Se por um lado as baterias de exames ajudam no diagnóstico preciso, ao mesmo tempo dificulta ao profissional da saúde, desenvolver sua capacidade “intuitiva”, diante de um sintoma apresentado; nos grandes centros urbanos, é possível realizar esta medicina, condicionada aos exames de laboratório; e nos pequena centros que não há estas possibilidades, como agiria um clinico geral?

Enquanto isto vamos aguardar, fornecendo os elementos e esperar os resultados, e finalmente os procedimentos que permitam superarmos estes “acidentes de percursos”, que fazem parte de nosso aprendizado, inerentes ao mundo de “Provas e Expiações”, que habitamos de acordo com o nosso merecimento e necessários ao nosso constante aprendizado; no sentido de desenvolvermos mais paciência, mais resignação e valorizarmos o equilíbrio orgânico, que na maioria das vezes somos portadores e nem sempre damos o devido valor...

Um dos exames que iremos realizar é no Hospital São Lucas, por coincidência onde está internado há alguns dias, o nosso amigo de algumas décadas Prof. Reinado, e se for pela vontade de Deus, haverá de recobrar sua saúde...

Curitiba, 5 de dezembro de 2009- Reflexões do Cotidiano- Saul-

http://mensagensdiversificadas.zip.net

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 18/06/2016
Código do texto: T5671456
Classificação de conteúdo: seguro