REFORMA POLÍTICA, PONDEREMOS...

O Brasil tem a extensão territorial de 8.516 mil km², uma expressão continental. Uma campanha presidencial têm que se fazer presente na maior parte de seu território, o que só se consegue via aérea, por questão geográfica e de tempo. Ademais, toda a parafernália necessária para se custear a empreitada.Nem um partido consegue, por recursos próprios, bancar essa monumental despesa, aí mora o nosso maior problema. Doação adquire outro sentido, de investimento empresarial escuso, que têm que ser pago, ou não se elege mais. E como acertar com os credores ? Superfaturando obras públicas, ou seja, pagamos todos nós contribuintes, que ficamos com serviços aquém da necessidade, e carências permanentes na Educação e Saúde. É um círculo vicioso, que corrompe a democracia, malbaratando a vontade popular, favorecendo a ilicitude e a corrupção. Uma reforma política, via constituinte exclusiva ( seria convocada com o objetivo único, sendo dissolvida após a conclusão dos trabalhos), pode sinalizar saídas para o nosso crucial problema, com medidas aprovadas via referendo dos eleitores. As permanentes denúncias que vêm à tona, colocando toda, ou quase toda, classe política sob suspeita, demonstra que o modelo esgarçou, puído pelas mazelas a seduzirem os eleitos deste País, acostumados a fazerem uso privado de seus mandatos públicos...