Ambição e poder

A ambição pode ser justa eaudável, quando sadia.Sem ela, convenhamos, o hoem não teria progredido,continuaria nas cavernas na idade da pedra. em a danada da ambição o hem não teria alcançado o estágio de desenvolvimento de hoje. Um desenvolvimento que,concordo, é questionável e, infelizmente, quase suicida

Há no caso da amboção pelo poder o lado negativo. Éque na luta por ele.algunsse embriagam pela glória e querem o poder absoluto, ou seja, a ditadura. Eliminam todas as regras ou normas democráticas, às vezes até impedindo o veredito popular. Chegam a desrespeitar esse veridito. Com isso o povo começa a lutar para derrubar esse poder elegítimo. Essa luta não visa ao poder pelo poder, mas apenas a derrubada não raro de um golpe. Pena é que às vezes dentre os opirimidos exiastam líderes com tendências tão fascistas quando seus adversários, daí que não raro a derrubada de umpoder é o começo pra a derrubada de outro poder discricionário.

As luzes da ribalta do poder são ofuscantes, costumam encandear e cegar alguns dosseus atores. Mas essas luzes tal e qual o poder não são eternos, são até imaginários. Por issoo poder, viademocracia, voto direto afigura-se-me o ideal, e deve swr respeitado, principalmentye porque ele prevê a alyernância, a rotatividade entre os atores: uma hora o palhaço é o rei, noutra hora o rei é o palhaço. Por mais casuismos que sejam inventados nos laboratórios golpistas, só o poder via voto popular é justo. E como disse o poeta Paulo Mendes Camspos: "Só povo reinará!Só o povo reinará!".

Seria bom que os que usurpam o poder e ficam ofuscados pelas luzes da ribalta e exercem um poder ilegítimo se preparassem para descer os degraus dessa ribalta, mas com muito cuidado para não levar um tombo, principalmente quando começa o efeito dominó.

No mais é sempre bom relembrar o que disse Charles Colton: "O poder intoxica os melhores corações, como o álcool intoxica as melhores cabeças. Nenhum homem é suficientemente sensato para que lhe confiemos poderes ilimitados!"". Avaliem umacurriola de políticos bichadose golpistas. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 17/06/2016
Código do texto: T5669807
Classificação de conteúdo: seguro