O Golpe de Timbaúba

Sempre tive um pé atrás em relação às pessoas metidas a ricas e religiosas em excesso. Esses riquinhos de marré-marré e santinhos do pau ôco me irritam. Coisa minha, idiossincrasia (adoroessa palavra).Sou radical na minha ojeriza a esse pessoal.

Vou contar dois fatos ocorridos com um mesmo casal de chatos. O primeiro: minha saudosa mãe morava com minha irmã pertinho do Náutico, enquanto eu morava no Espinheiro.Todo santo dia eu saía a pé para visitá-la, nãoera longe e euadorava fazer aquela caminhada. Fosse inverno ou verão. Um dia, quando passava na frente da Matriz do Espinheiro, um cara me abordou, um sujeito quesempre me pedia uns trocados dando a mesma desculpa: diziaquetinha vindo de Timbaúba para uma consulta com um medico e estava sem todoo dinheiro da passagem de voto, me pedia um trocado para inteirar a passagem. Eusempre lhe dava um real ou dois reais, mesmo desconfiando que era um golpe.Bom, naquele dia, quandobotei a mão no bolso, vinha saindo um casal da Igreja, noteilogo que a mulher era chata e braba, enquanto o marido era umtípico barriga branca. Antes que eu sacasse o dinheiro do bolso ela gritou raivosa: - Não dê dinheiro a esse vigarista, isso é um safado, pregiuiçoso, um golpista. Made ele trabalhar. Me admira o senhor querer alimentar o vício desse vagabundo. O pobre golpista baixou a cabeça,o marido da dona também, acho que meio envergonhado do chilique da mulher.Deixei ela completar o esculacho e então disse: - Olha, dona, não entendoa religião da senhora, saiu agora mesmo da Igreja e comete uma falta de caridade e de educação. Que é que a senhora tem a ver coma minha vida e seeudou ou não dou uma ajuda a esse homem? Engasgou com a hóstea,está com raivade algo.Meta-se com a sua vida. E puxei uma nota de cino reais e dei ao glopista de Timbaúba.Ela deu uma rabisaca e foi embora enquanto omarido gaguejou uma deculpa.

O segundo fato com o mesmo casal:eu vinha no mesmo trajeto, desta feita acompanhado dogrande radialista pernambucano,Rossini Moura, uma das mais belas vozes do rádio pernambucano, arcoverdense como eu, já falecido.Elequeria fazer uma visita a minha mãe a minhairmã que nãovia há mais de 20 anos. Rossini era fumante inveterado, vinha pitando o seu Hollywood, quando chegamos exatamentena frente da Igreja, eis queo mesmo casal vinha saindo da Matriz.Amulher quando viu Rossini fumando nãose aguentou, parou o cara e disse: - O senhor nao tem vergoha?Um homem de cabelos brancos e fumando no meu da rua, dando péssimo exemplo aos jovens? O senhor debia tomar vergonha na cara e largar esse vício maldito. Rossini era um cara educadíssimo,mas não aturava lições de moral de chatos.Deu uma tragada e disse à megera: - Eu tenhocerteza que a senhora é uma malamada, uma infeliz, uma metida a santa que é falsa moralista.A senhora anao tem nada a ver se eu fumo ou não fumo, é problema meu.Sabe doque é que a senhora precisa, pelo seu jeitro seu marido nãoé bom de egada, você precisa é de ......Deu aquelemesmo conselho de Boechat ao pastor. A dona fez o sinal da cruz e arrancou seguida pelo barriga branca que devia ser mesmo ruim de pegadae barriga branca.

Mas a verdade éque ossini morreu devido ao cigarro. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 14/06/2016
Código do texto: T5667004
Classificação de conteúdo: seguro