TOLERÂNCIA. SUPERIORIDADE.

“O homem superior tem o espírito tolerante para todos os homens e não é um partidário; o homem inferior é um partidário, porém, não tem, absolutamente, o espírito tolerante.”Confúcio.

Sem buscar superioridade, mas com humildade, quem não se divide não se inclina para uma parte, mas para o todo. Ligado a uma das partes se desfaz a unidade e perde-se a visão que encerra a clareza. A superioridade vem com a clareza que admite recepção e das controvérsias sem recusas, e as define no ponto desejável para universalização. Essa a superioridade aludida pelo grande mestre, saber colocar-se onde a parcialidade não alcance, a parte não prevaleça, o partido não se instaure e se estabeleça . Preside o entendimento a isenção em ver o todo.

Nessa posição está a superioridade em ver o que ocorre, o fenômeno ocorrente. Passa a ser possível arbitrar com segurança o que seja o melhor para todos.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 13/06/2016
Reeditado em 13/06/2016
Código do texto: T5666372
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.