FASCISMO. BURGOS.

UM COMENTÁRIO EM PÁGINA DE UMA QUERIDA E ESCLARECIDA AMIGA.

"Como do alto de sua experiência reportou em minha página : "É ter fé e confiança." Assim será, e o Brasil não é republiqueta de desavisados e aventureiros, exegetas desconformes por desestruturação básica do mínimo, é continentalidade estratégica no Pacto do Atlântico Norte, ainda que não consignado, mas partícipe de fato, local onde meia-dúzia de descentrados não têm portas abertas, serão abortados nas dicções e na instrumentalidade, como tem ocorrido historicamente e sempre o será, há algo melhor que a ditadura, a liberdade que ignaros não alcançam, o vestíbulo da caminhada de uma nova Venezuela está extirpado,abortado, isso aqui não é chiqueiro de porcos que renunciam ao seu maior valor, a liberdade, para viver na pocilga. Abraço fraterno. Celso"

Para quem desconhece: "O fascismo é o sistema de governo que opera em conluio com grandes empresas (as quais são favorecidas economicamente pelo governo), que carteliza o setor privado, planeja centralizadamente a economia subsidiando grandes empresários com boas conexões políticas, exalta o poder estatal como sendo a fonte de toda a ordem, nega direitos e liberdades fundamentais aos indivíduos (como a liberdade de empreender em qualquer mercado que queira) e torna o poder executivo o senhor irrestrito da sociedade." Um bom exemplo para dias atuais e recentes.

Como Burgos, visto por muitos com erronia o que seja, inapropriada a conceituação dos iletrados "modernosos" e desinformados, nomenclatura extinta, que tanto se vê e desinforma, tropeçando botos na ladainha dos incultos. Sociedade em burgos, "intra-muros", cidadelas medievais. Afastada a classificação diante da economia pelo posterior andamento da revolução francesa, intermediários os suzeranos.

A revolução francesa castrou todo o conjugado interligado de privilégios aristocráticos, a saber: monarquia, aristocracia proprietária, e direitos senhoriais, integrativos da essência do antigo regime. Tudo em nome da propriedade privada e igualdade perante a lei, características essenciais das democracias parlamentares ocidentais. Anote-se e reflita-se.

Faça-se retórica informada, substanciosa e estudada. Nada sem estudo tem autoridade e credibilidade, e pior, desensina e dissemina a didática do erro.

A antiga aristocracia proprietária havia desaparecido da arena política consequentemente à negação da formação de uma base fascista ou comunista. A Revolução Francesa acabara por contribuir para o desenvolvimento de uma democracia parlamentar na França. Aqui temos a principal consequência desse período na frança que posteriormente culminou no estabelecimento do Estado Moderno Francês.

A recusa do camponês diante da pressão do antigo regime o fez apoiar um movimento burguês, em contrapartida também ditou até onde essa burguesia podia concentrar poder em suas mãos. A força violenta campesina intimidou essa nova burguesia onde tiveram por único caminho a via da política da democracia parlamentar pela igualdade junto às leis. BOM DE NOTAR E ANOTAR.

A base de uma democracia capitalista moderna estava montada. VIGORA ATÉ HOJE.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 12/06/2016
Reeditado em 23/06/2016
Código do texto: T5665391
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.