OS “BONDES” PODEM VOLTAR... (Com algumas Reflexões). 21h15min.

À tarde, planejamos cumprir um roteiro de trabalho bem “ameno”, seria visitar três médicos, levando a eles as “Gotinhas da Saúde”, e no final visitarmos o amigo Chain, (Livraria do Chain) para tomarmos um cafezinho, e colocarmos os assuntos em dia.

Sempre que possível, usamos o transporte público, alias, - foi o que fizemos hoje à tarde. - certamente os nossos prezados amigos leitores (as) podem estar curiosos da razão do nosso título de nossas Reflexões do Cotidiano de hoje, Em nossa cidade muito se falou na implantação do metrô, durante anos isto foi muito comentado, mas há evidencia que “ele” não saiu do “papel...

Finalmente, comprovando isto, o atual Prefeito, numa entrevista, na TV, comentou sobre a concessão para um grupo Frances, para instalar em nossa cidade, VLT, Veículo Leve Sobre Trilhos. As vias atuais, que são exclusivas para locomoção dos ônibus, seriam ocupadas por estes veículos movidos a energia elétrica, que poderiam lembrar os antigos bondes, porém, bem maiores e confortáveis...

Alias, há tempos atrás numa entrevista o ex Governador e Prefeito Jaime Lerner, comentou que jamais se deveria fazer um metrô em cidade pronta. Acreditamos, se isto se concretizar será bem melhor para nossa cidade.

Os primeiros bondes elétricos, foram inaugurados em 1913, ligavam parte da cidade, de norte ao sul de leste ao oeste; deram suas últimas viagens nos finais dos anos 50, ficaram somente na memória dos que os usaram. Ao invés de serem aprimorados, pois já tinham toda uma infra-instrutora pronta, por interesses comerciais deram lugar aos ônibus...

Pelo que tudo indica “eles” poderão ressurgir, com capacidade bem maior de passageiros e com mais conforto. Quanto ao tão comentado metrô de Curitiba, pelo que tudo indica não passou de um “sonho”, que parte dos extremamente otimistas, que parte dele já estaria funcionando até a Copa de 2014, mas há males que vem para o bem e “ele”, não saiu do papel, imagine o transtorno que causaria a cidade, pois primeiramente haveria a ligação de norte ao sul; até havia comentário de logística: onde colocar tanta terra...

Certamente, quando usamos o transporte público, para quem já passou dos 70, há um pequeno “cansaço”, apesar de que dificilmente vamos de pé; aproveitamos para observar as pessoas, o celular para muitos virou “compulsão”, nos admiramos com as pessoas digitando mensagens, quanto a “nós” somente o fazemos de viva voz, que deve ser feito de modo mais “privativo; ao mesmo tempo notamos, que a grande quantidade de carros, que trafegam, mesmo naquelas horas, que deveria ter menos rodando pelas ruas...

Amanhã pretendemos escrever alguma palavras sobre um artigo do jornalista Ferreira Gullar, da Folha de São Paulo, o amigo Chain, gentilmente fez um xerox . 21h56min. Curitiba, 09 de junho de 2016 - Reflexões do Cotidiano – Saul

http://mensagensdiversificadas.zip.net

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 09/06/2016
Reeditado em 15/06/2016
Código do texto: T5662634
Classificação de conteúdo: seguro