O Ambiente desse meio

No dia 05 de Junho, comemorou-se o dia do Meio Ambiente. O que muita gente se pergunta (na verdade, espero que não muita) é: o que isso tem a ver comigo? O fato é que certas coisas não necessitariam de datas específicas pra serem importantes, e isso eu concordo. Mas sabe-se que dia após dia aumentam mais e mais o desmatamento de floresta na mata atlântica. A pergunta agora é: estamos evoluindo, nos desenvolvendo ou regredindo? Não. Eu não tenho nenhuma intenção de cravar discursos ambientalistas, juntar pessoas pra abraçar rios, árvores e etc. Gosto do desenvolvimento, de novas tecnologias, da água quentinha no chuveiro de casa em dias como esse (6ºC aqui no Paraná) e todo o resto. Mas, não consigo pensar em tudo isso sem o mínimo de bom senso e realidade. A natureza pode levar anos, mas ela se regenera. Talvez o que muitos não tenham pensado é que nós, meros seres humanos, não somos capazes de tal proeza. Não somos nós que dominamos, ao contrário: somos os dependentes! lembrei de uma criança me perguntando o que era Ecologia, eu tentei explicar de forma simplificada para uma menina de 8 anos, mas diante do panorama atual de grandes impactos, grandes impunidades e pessoas pequenas, cheguei a me perguntar curiosamente até que geração o mundo apresentaria certos termos. Há interações entre o homem e o meio, que futuramente possa interferir em alguns objetos de estudo – o belo espaço geográfico. Isso é triste. Talvez esse vá ser o momento, de no maior estilo brasileiro, dizermos: Yes, go home! E a gente vai olhar pra trás e se perguntar “onde é que ela fica mesmo?”. Se isso tudo te parecer dramático demais, eu não vou me incomodar, mas talvez no dia do meio ambiente seja hora de dizer “vamos celebrar a estupidez humana. A estupidez de todas as nações”.

O texto é de 2013, o tema de hoje (ainda)

*Textos de Quinta - Para fugir da responsabilidade.

Um a cada quinta. Não é promessa, é desejo =)

Marília de Dirceu
Enviado por Marília de Dirceu em 09/06/2016
Código do texto: T5662342
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.