PRINCESA ISABEL E A ABOLIÇÃO

Na época do Brasil Imperial, em 13 de Maio de 1888, Dom Pedro ll era o imperador do Brasil. E nessa data ele estava ausente do império e sua filha a Princesa Isabel assinou A Lei Áurea que aboliu a escravidão do Brasil.

Época sombria da humanidade, de fazendeiros desumanos que tratavam seus escravos negros como se fossem animais, com castigos de todas as espécies, como deixar sem comer o dia todo, mesmo estando trabalhando nos eitos da lavoura, com chibatadas, amarrados nos troncos, e com correntes nos pés, para que não fugissem.

Acreditavam-se que os negros não tinham alma e eram proibidos de entrar em igreja. Que mancha e que nódoa na história brasileira e da humanidade. Importar negros, altivos, chefes e caciques em sua tribo, através do fétidos porões dos navios, por dias ou meses e muitos deles acabavam morrendo e sendo jogados no mar, para ser maltratados e humilhados em terra estranhas, alimentar-se com restos de comida sobradas nos pratos da família do senhorio. Pior que os horrores da guerra, quanto sofrimento, quanta amargura e saudade da terra natal, livres e soltos como todo homem tem que viver.

Diz a história que havia um pequeno número de fazendeiros que eram um pouco mais humanos com seus escravos. Será?

Hoje ainda existem várias fazendas e empresas que escravizam seus empregados, dando pequenos alojamentos e um ínfimo salário e proibido de sair da fazenda ou da empresa e que a polícia e a justiça vem combatendo.

Rendamos homenagens a todos os negros de hoje, que devem se orgulhar de sua raça, pois seus antepassados foram valentes, altivos e bravos negros, que sofreram nas mãos de sanguinários e desumanos vendedores, fazendeiros brancos e importadores de escravos. Esses sim talvez fossem desprovidos de alma.

Época sombria e tenebrosa do Brasil.

Republicação.

Miguel Toledo

Miguel Toledo
Enviado por Miguel Toledo em 09/06/2016
Reeditado em 20/06/2016
Código do texto: T5661984
Classificação de conteúdo: seguro