Peru: Por una cabeza

A nossa imprensa não está dando destaque à apuração dramática da eleição de segundo turno, para presidente, no Peru. Prefere bajular as primárias dos EUA. E no país vizinho a disputam, apurados 99% dos votos é minima em favor do tal PPK contra Keiko, a filha do bandido Fujimori. Segundo o jornal peruano Correo Ojo, vi pela internet, a diferença pro PPK é de 0,30%, 8.511.000 contra 8.468.000, eliminei os quebrados. A vitória será, no jargão castelhado, por una cabeza.

A apuração no Peru é à antiga, não há a urna eletrônica, mas ascoisas estão se dando na tranquilidade, apesar do supense ainda não se verificou nenhuma violência,talvez haja algum arroubo de inconcormismo quando se proclamar o resultado oficial. Pareceque falta apenasos votos do exterior e algumas urnas da selva.

Acho que a nossa mídia não está cobrindo aquela eleição porque os dois candidatos são palatáveis ao conservadorismo, tanto faz, portanto, vencer PPK como Keiko. Mas deviampelo menos elogiar a democracia peruana,um paísque está há tempo seguindo a Constituição, sem necessidade de agir como o Paraguai, Honduras e o Brasil.

Gosto do Peru, sempre leio sobre aquele país. sua história, o país de dois grandes romancistas, Vargas Llosa (agora ideólogo da direita) e Maoel Scorza, autor do grade romace "Bom dia aos Defuntos".

É isso, o Peru parece que aboliu os golpes. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 08/06/2016
Código do texto: T5661260
Classificação de conteúdo: seguro