Baden, Vinicius e Chopin

Para mim amelhor música de Vinicius e Baden Powell é "Samba em Prelúdio". Cheguei a cometer um pecado absurdo usando a letra para excrever uma maltraçada aqui no RL (08/03/2016). Adoro essa música, ela marcou muito uma fase da minha pobre vida.

Só que eu desconhecia a história decomo a musica foi composta. Descobri por intermédio de uma filha que gosta muito de fazer pesquisas na internet e descobriu uma entrevista do saudoso Baden no programa "Ensaio" da TV Cultura. Vi o trecho onde ele contou como nasceu principalmente a letra.

Segndo ele, já tinha a melodia, mas faltava a letra.Então combinou com Vinicius se encontrarem para mostar a música e, quem sabe, o poeta fazer a letra. Chegou na casa de Vinícius à noite, as nove em ponto. O poeta,claro, abriu logo um chachorro engarrafado, upisque,o melhir amigo do homem, comoele dizia, começaram a bebericar e Baden tocou a música ao violão. Tocou uma,duas, três vezes e o poeta ouvindo calado e bebendo. Bom, quando estavam no terceiro litro, já meiado, Baden não aguentou o silêncio do poeta e perguntou se ele nçao tinha gostado da música. Vinicius respondeuquesim, tinha giostado. Baden então pediu que ele esclarecessea rzão do mutismo.O poeta esclareceu: - É bonita, mas não posso fazer a letra porque é plágio. - Plágio? - indagou Baden. O poeta escancarou - Você sabe que tenhio m ouvido muito bom para música, e essa música é de Chopin. O grande violoista e compositor ficou putio: - Não,não é plágio, a música é minha.Ficou naquele é mais nao é, até que Vinicius resolveu tirar a prova dos nove. Disse qa Baden que iriqa chamar a esposa que estava dormindo,Lucinha, ma especialista em Chopin para afirmar na cara dele quea música era de Chopin. Baden, um sujeito delicado, ainda afirmou que não acordasse a esposa, seria um absurdo, mas o poeta disse que ela jáestava acostumada. Chamou-a, Lucinha desceu, sem demostrar nenhuma contrariedade, ainda pergntou se eles queriam um café, Baden riu e mostrou os litros de uísque. Então Vinicius explicou a parada, e Baden tocou a música. Lucinha ouviu a melodia encantada. Depois Vinicius com ar triunfante perguntou: - Não é de Chopin? Luciha respodeu:- É uma musica muito romântica, linda, mas não de jeito nenhum de Chopin, é de Baden. E voltou para dormir. Vinicius nao teve dúvida foi para a maquina de escrever e fez uma letra maravilhosa, de vez,na hora que nem caldo de cana.

Depois que cantaram os versos, abriram outro liro de cachorro engarrafado e Vinicius disse: - Chopin esqueceu de fazer essa música. Eram os dois grandesmestres da MPB. Suas músicas são imortais, principalmente o "Saamba em Prelúdio". Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 08/06/2016
Código do texto: T5661030
Classificação de conteúdo: seguro