HÁ 146 ANOS, NASCIA UMA MULHER* QUE VIVEU ALÉM DE SEU TEMPO... 16h28min.

qui, após uma trégua de apenas dois dias, o frio e a chuva tempo “fechado” voltaram a nos “castigar”; tomar um simples banho exige um “esforço”. Almoçamos, assistimos um breve documentário sobre esta mulher, já a conhecíamos de nome, porém sem grades detalhes...

Nascera no longínquo ano de 1870, na Itália, alma indômita, quis traçar o seu próprio destino, contrariando os seus pais, decidiu estudar medicina, concluiu com brilhantismo o curso em 1896. E, pasmem o que aconteceu naquele tempo: “após sua formatura não pode exercer como médica, pois na época não se admitia uma mulher examinar um corpo de homem.” * Dá para acreditar?

Confirmando, que há males que vem para o bem. Foi quando deu uma guinada em sua vida, que seria voltada inteiramente a novas proposta para Educação. Inicialmente, “trabalha com crianças com necessidades especiais na clinica da universidade. Vai mais além, funda a Casa Dei Bambini”*...

Espírito nato de observação, concluíram que era preciso mudar conceitos de aprendizado, para que como novas metodologias, estas “modificações” e experiências, que culminaram como: “Responsável também pela criação do método mentossori de aprendizado. Composto especialmente por material de apoio em que a própria criança (utilizador) observa e faz conexões corretas.”...

Realiza inúmeras viagens muito além de seu país de origem, divulgando as suas experiências, que tornam bem mais fáceis o aprendizado das crianças, na prática de suas descobertas; é autora de vários livros, que enriquecem sua trajetória, mas todos nos temos à hora de “chegar” e à hora de partir; Ela também se foi aos 81 anos de profícua vida; seu filho dá seqüência a seu trabalho.

Neste mesmo documentário é mencionado que o ditador Mussolini, quis aproveitar-se do destaque de seu nome, para fins políticos, ficou estarrecida, indignada, abandona a Itália e vai morar na Holanda...

*Maria Tecla Artemisia Montessoro, nasceu 31 de agosto de 1870, Chiaralle Itália. Faleceu em 06 de maio de 1952, Noordwjk aan Zee, Países Baixos Educadora, Médica, Pedagogista e feminista. Livros de destaque: Mente Absorvente, Infância e Adolescência.

Em nosso país há quatorzes Estados que utilizam os seus métodos educacionais. Certamente, esta foi mais uma mulher que viveu além de seu tempo. 17h27min.

*Dados e nome compilados da Wikípedia Curitiba, 05 de junho de 2016- Reflexões do Cotidiano – Saul http://mensagensdiversificadas.zip.net

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 05/06/2016
Reeditado em 08/06/2016
Código do texto: T5658224
Classificação de conteúdo: seguro