Cidadania = Direitos e Deveres

Vou dar um breque na política e ousar falar de um tema mais sério, muito mais sério, principalmente para as pessoas que tiveram acesso à educação.

Fala-se muito hoje em cidadania. É um dos temas da moda,até nas esquinas. É uma palavra pronunciada a três por quatro, repetida, badalada.Às vezes citada até de forma imprópria e, inclusive, há canalhas falando em cidadania. Na verdade, de tanto ser usada temo que termine se banalizando.

Sim, porque muita gente sequer sabe de fatoo que significa cidadania, e a definição dela diz que é apenas qualidade ou condição de um cidadõ. Tudo a ver, claro com o cidadão. E qual é a definição de cidadão? Ora, é o indivíduo que goza dedireitos e de deveres civis e políticos num país.

Vamos resumir: cidadania não é só a luta ou o exercício dos direitos deum indivíduo ou grupo social. Ela engloba também os deveres. Então é preciso compreender que quem reclama ou exerce um direito temque tmbém cumprir com osseus deveres e obrigações. Quem não cumpre com os seus deveres pode reivindicar direitos? Mas a sociedade nunca foca nesse ponto, não conscientiza as pessoas quea cidadania engloba direitos e deveres.

Quem manja um pouquinho de contabilidade sabe que a cada débito que se lançanuma escrita contábil corresponde um crédito. É o fundamento da contabilidade, aschamadas partidas dobradas. Aplicando-aà cidadnia, podemos afirmar que a cada direito corresponde um dever, ou vice-versa. A cidadabia concede direitos mas exige ocumprimento de obrigações e deveres.

O grande problema do nosso patropi, do Oiapoque ao Chuí, é que falta seriedade para se exercer a cidadania. Ela estávirando arma para a demagogia; usa-se e abusa-se do termo para se fazerinclusive politicagem. Dói dizer isso mas é verdade.

Por isso devemos fazeruma reflexão séria, a começar pelos nossos atos no cotidiano. Se queremos mesmo ser cidadãos de verdade e se queremos ensinar cidadania aos jovens, às novas gerações, precisamos encarar a cidadnia como um conjunto dedireitos e deveres. E cumopri-los à risca, exercendo osdireitos e cumprindo com os deveres. Se não fizermos issoseremoscidadãos pela metade. E priu. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 04/06/2016
Código do texto: T5657430
Classificação de conteúdo: seguro