MAIS UMA COPA SE FOI... VI Epílogo

São vinte horas e quarenta minutos, * mas uma Copa terminou, esta teve lugar de destaque em nossos corações, pois após 64 anos era novamente realizada em nosso país e havia a esperança de vencermos o “trauma” de 1.950, quando nossa seleção jogava tão somente por um empate.

Chegamos a abrir o marcador, mas no segundo tempo os Uruguaios viraram o placar em 2x1 e se consagraram bi-campeões, em pleno Maracanã, em que quase 200 mil espectadores fizeram um tétrico silencia não querendo acreditar que no que estava acontecendo...

O tempo passa célere; fomos campeões em 58, 62, 70, 94 e 2.002, parecendo que os traumas de 50 tinham sido superados. E quando o nosso país foi escolhido para sediar a Copa à maioria dos brasileiros se envolveu por esperanças, pois o nosso país tinha a possibilidade de que neste dia 13 julho de se consagrar novamente campeão, apagando por completo as tristes lembranças ali ocorridas naquele mesmo estádio, do Maracanã, agora totalmente reformado...

Quis o “destino” que isto não acontecesse, o que vimos hoje foi à decisão entre Alemanha - nossos “algozes” de terça feira passada. - e Argentina; jogo disputadíssimo que somente teve o desfecho na prorrogação do segundo tempo; com um único e belíssimo gol que dava a Alemanha o tetra-campeonato...

A Alemanha simbolizava o planejamento de dez longos anos, pois seis de seus jogadores vieram da seleção sub-20, demonstrando que há um planejamento para se obter o fortalecimento do conjunto... Ao mesmo tempo a Argentina, era a improvisação em que talvez a “garra” pudesse superar a Alemanha que vinha de um planejamento de vários anos; apesar de tudo a derrota dos nossos hermanos, foi menos “dolorida”, pois foi de somente 1x0 e a nossa? Os 7x1 perante o mesmo time “doeram” demais em todos os brasileiros; culminou, melancolicamente, no sábado em que perdemos o terceiro lugar para Holanda, por 3x0...

A Copa terminou, deixando um saldo positivo, havia os “aficionados” do negativismo que tudo daria errado, mas felizmente foi um sucesso de público, que vieram de inúmeros países e lotaram os estádios, com o colorido de suas camisas e torcendo euforicamente para seus times; muitas imagens ficaram em nossas lembranças, daqueles jogares que deram tudo de si, muito além de seus limites, pois nos esportes sempre haverá os “perdedores” e os “ganhadores”...

A vida continua, pois o futebol é somente um esporte de destaque, hoje quase a metade da população mundial estava vendo a final da Copa...

Segunda feira, o país o país, volta à atenção as suas prioridades... Curitiba, 13 de julho de 2014- Reflexões do Cotidiano – Saul * Hoje é 04 de junho de 2016, a tão esperada Copa, após 64 anos terminou, melancolicamente para o Brasil, em quarto lugar, o trauma de 1950, não foi “apagado”... Dia 14 de 2016 farão 2 anos, ficando somente as lembranças, umas boas e outras nem tanto, “perder” ou ‘ganhar” faz parte da vida...

http://mensagensdiversificadas.zip.net

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 04/06/2016
Reeditado em 08/06/2016
Código do texto: T5657201
Classificação de conteúdo: seguro