Outro Silvério dos Reis.

As vezes ouço alguém dizer que o Lula nunca trabalhou na vida, o que não é verdade. Como pode um brasileiro nascido no pobre sertão da seca, indo para São Paulo num pau de arara, não ter trabalhado? Isso só cabe na cabeça de pessoas com QI de ameba!

Se a partir do momento em que virou uma liderança nacional e passou a trabalhar na política, então é um trabalhador! Algumas pessoas não consideram a atividade política como um trabalho, tudo bem, então; FHC, Collor, Azeredo, Newton Cardoso, ACM, Serjão e tantos outros não trabalham? Só vale para o Lula? Por aí, se vê o preconceito.

Acho a militância política um trabalho importante. Só que uns são competentes, outros nem tanto. Pode-se perguntar: competente para quê e para quem? Fernando Henrique tem sido extremamente competente na defesa dos interesses do capital nacional e estrangeiro. Competente no aumento do desemprego, na repressão aos movimentos sociais, na proteção aos proprietários de terras, reprimindo a luta pela Reforma Agrária. Influindo nas votações do Congresso, quando se trata de aprovar projetos do seu interesse, como a emenda da reeleição, lei das patentes ETC. Lula tem sido competente na defesa dos trabalhadores, defendendo mais emprego e melhores salários, melhorias na saúde, educação e apoiando a Reforma Agrária, competente no exercício da cidadania e ETC.

A direita sempre procurou bater no Lula. Quando torneiro mecânico e sindicalista, era chamado de analfabeto e baderneiro. Depois que passou a usar terno e gravata, a viajar de avião, já não era mais o mesmo de 1979, humilde. O que esses babacas queriam? Que viajasse a pé? Usasse macacão e carregasse marmita? Batesse cartão de ponto? Certamente queriam negar-lhe privilégios que só as elites dominantes podem usar. Tenham dó!!!

Para derrotar o Lula em 1989 e 1994, criaram o PCCC- Partido dos Canalhas Cagões e Capiaus, sigla criada pelo jornal “Pasquim” .Aliás FHC já nos chamou de caipiras, via Embratel. Nas eleições de 1998, apareceu outra Miriam Cordeiro, ou outro Silvério dos Reis, quem sabe a serviço de Dom Fernando Henrique, dando enfoque na mídia, na tentativa de segurar os índices de popularidade do presidente, em queda livre, apontando erros sobre possíveis irregularidades nas administrações petistas, diga-se; num autêntico prejulgamento.

Para terminar, afirmo com toda certeza: Lula está limpíssimo neste episódio da CPEM. Concordo com Roberto Teixeira: O PT ainda é a virgem do prostíbulo.

Este texto foi escrito nos anos 90 em forma de carta, remetido para diversos jornais do País. No Governo Dilma, sem dúvida, o verdadeiro Silvério dos reis, é o ficha suja Michel Temer.

Lair Estanislau Alves.