Flores para a Virgem


     1. Na noite de hoje, 31 de maio, a Virgem Maria será coroada. Há pouco, entrei em algumas igrejas - igreja é o que não falta em Salvador - e em todas elas só vi flores.
     2. Anturios, copos de leite, palmas de Santa Rita, etc., etc. Constatei, porém, que as rosas dominavam a piedosa decoração. Só dava elas, e de cores várias.
     3. Pareceu-me ter esta explicação. Vejam. A rosa é chamada de "a flor do amor" e de "a bela flor". Talvez por isso,  ela seja a flor preferida dos poetas e dos cancioneiros.
     4. Lembro, que uma das mais belas valsas brasileiras chama-se "Rosa", composição do imortal Pixinguinha. Muitas mulheres têm rosa nos seus nomes ou se chamam Rosa, simplesmente. Aí estão as Rosanas, Rosa Marias, Roseanas, Rosemayres, Rosálias, Anas Rosa, Rosas.
     5. Com tantas flores espalhadas no seu interior, da porta principal ao presbitério, as igrejas que visitei estavam, sim, muito mais cheirosas; mais femininas; bem marianas!
     6. Era visível a movimentação dos padres e dos devotos. Sentia-se, que a preocupação de todos era deixar tudo OK, para que a festa da coroação da mais querida das Marias fosse, de fato, irretocável.
     7. Muitos me perguntam ( não sei se é porque fui seminarista franciscano) quando, como e por quem a festa da coroação da Virgem Maria, mão de Jesus, foi instituída.
     8. Respondo, dizendo o que está nos livros, ou seja, que coube ao Papa Pio XII, através de uma Encíclica, instituir a festa da coroação que, para mim, eu disse, para mim, tem um lado romântico. Mais adiante, digo por quê.
     9. Assinando, em 11 de outubro de 1954, a Carta Encíclica "Ad Caeli Reginam" (A Realeza de Maria), Pio XII escreveu: ..."com nossa autoridade apostólica declaramos e instituímos a festa de Maria Rainha para ser celebrada cada ano em todo o mundo no dia 31 de maio."
     10. Eugênio Maria Giuseppe Giovanni Pacelli, Pio XII, nasceu em março de 1876, em Roma. Permaneceu na Cátedra Petrina de 1939 a 1958, quando morreu no Castelgandolfo. 
     11. Disse-lhe, leitor dileto, que, para mim, a coroação da Virgem tem um lado romântico.
         Conto-lhe este segredo: poucas não foram as vezes que, eu menino, apaixonei-me pelas meninas que, trajadas de anjo, coroavam Maria. Após a solenidade, abelhudo, eu as procurava e lhes oferecia uma rosa...

     12. Nunca esqueci aqueles "anjinhos" que coroavam Maria, nos 31 de maio de minha infância. E olhe que já faz um tempão. 
       É o lado romântico que dou à coroação de Maria de Nazaré, cuja realeza, como disse, será, logo mais, confirmada, ao som de belos cânticos marianos, nas igrejas do mundo...
Felipe Jucá
Enviado por Felipe Jucá em 31/05/2016
Reeditado em 04/11/2019
Código do texto: T5652732
Classificação de conteúdo: seguro