NO PARQUE MUNICIPAL DE BH

Prof. Antônio de Oliveira

antonioliveira2011@live.com

Seis de junho, Dia do Meio Ambiente.Um grupose reúne no Parque Municipal de Belo Horizonte. Cada pessoa, ali, passa a vera natureza externa à luzde suanatureza interior. Para a pessoa comum, cada árvore é apenas diferente uma da outra. Se se trata do olhar arguto de biólogo, ou do botânico, as árvores representam gêneros e espécies e todas passam a ser identificadas e catalogadas. Dá-se-lhes, então, um nome técnico, em latim.

Passeando pelo parque como se fora seu hábitat, o homem do campo identifica,por nomes populares, um mundo vário e viçoso de árvores. Com sua inspiração e arte de versejar, o poeta faz sua leitura dando sabor artístico ao sentimento que o verde verdeja de elevado, de belo, de comovente. Versejando se põe a oxigenar sua alma de encanto, de graça, do ar puro da paz. O pintor arma seu cavalete e, de olho na natureza e pincel na mão, reproduz o cenário a partir do que lhe vai n’alma. Cenário de árvores que outrora exercera fascínio sobre mestre Guignard.

O fotógrafo escolhe ângulos especiais e, concentradamente, associa a técnica simétrica com a estética assimétrica dos arvoredos. O filósofo se alça à transcendência, na sua visão de mundo, identificando no verde o que isso acrescente à sua sistematização da vida e do universo. Acompanhado do músico, o cantor entoa hinos de louvação à natureza. O coreógrafo sente o balé das folhas das árvores ao vento. Quem possui o dom da fé se concentra na óptica verde do Criador e proclama a sua glória em louvações de salmista. O arquiteto encontra uma amostra da obra do grande arquiteto do universo, daquele que deu asas às andorinhas, fez crescerem os lírios do campo, construiu o orbe com a segurança de engenheiro supremo.

O Menino Jesus de Praga sustenta, na mão esquerda, o globo terrestre.Isto é: todas as engenharias do mundo. Simbolismo de rico significado. Santuário ao ar livre, no parque de BH o meio ambiente é ambiente inteiro.

Antônio Oliveira MG
Enviado por Antônio Oliveira MG em 30/05/2016
Código do texto: T5652018
Classificação de conteúdo: seguro