FINALMENTE A DECISÃO ESPERADA... (II)

Mais um horário de verão se foi, * com o “atraso” dos relógios em uma hora no sábado a meia noite, “recuperamos” a hora perdida; acreditamos que nosso organismo se adapta mais facilmente...

Ontem os mandatários da FIFA retornaram a nossa cidade, para verificarem o andamento das obras da nova Arena da Baixada, do clube Atlético Paranaense, e este seria o dia D, se nossa cidade permaneceria como uma das sede da Copa ou não; finalmente concluíram que os trabalhos da conclusão do estádio tinham avançado bastante desde a última “visita” e para o alívio de nossos governantes, Curitiba, definitivamente será uma das sede do maior evento dedicado ao futebol...

Neste meio tempo a população estava dividida entre ser uma das sede da Copa; o “sim” e o “não” ouveram até pesquisas, em que a segunda opção chegou a “vencer” por 10%, mais no final acabou vencendo o bom senso...

Nossa cidade já foi uma das sede da Copa de 1.950, com muito menos recursos e certamente com uma alegria unânime dos paranaenses da época; pouco ou quase nada nos lembramos, pois tínhamos tão somente oito anos, mas há a um fato que ficou gravado em nossa mente; estávamos brincando nas proximidades de nossa casa com alguns amigos, quando passou um militar, - o quartel ficava nas proximidades. - nos “alertando”, que estavam jogando Brasil e Uruguai e era a decisão da Copa do Mundo e bem mais tarde viemos a entender o “drama” que silenciou os 200 mil torcedores brasileiros que lotaram o Estádio do Maracanã, construído especialmente para o evento, na cidade maravilhosa, que na época era capital da república...

É evidente que ouve alguns “desacertos”, pois se já sabíamos a sete anos que aqui seria o evento; as obras deveriam ser agilizadas e não serem deixadas para “ultima hora”; ao mesmo tempo ponderamos se FIFA exigia 8 estádios - “padrão” FIFA. - qual seria a razão que nossos governantes optaram por 12? Pois existem “evidências” que a sociedade está carente de um melhor transporte público, saúde, educação e segurança...

Mas, acreditamos que agora não é hora de radicalizar, é preciso ser coerentes diante de um fato em que estamos sendo “vitrine” para o mundo; agora não é o momento das “passeatas” dos “contra”, porque não o fizeram quando o Brasil “implorou” para ser o escolhido em 2.007?

Agora não é o momento das polêmicas, das discussões estéreis, que acabam não levando a lugar nenhum; as centenas de turistas que aqui haverão de chegar, não têm culta de nossos problemas estruturais, que na maioria das vezes não primam para as prioridades...

Agora são momento de paz, de solidariedade, de respeito, as autoridades que “nós” escolhemos; enfim nos “envolver” por pensamentos positivos para não ficarmos “mal” perante o mundo; provando nossa competência e capacidade de organização...

Curitiba, 19 de fevereiro de 2.014 - Reflexões do Cotidiano – Saul

*Hoje é 30 de maio de 2016, este me parece foi o segundo texto que escrevemos sobre a Copa; parece que foi ontem, mas já vai completar dois anos...

http://mensagensdiversificadas.zip.net ou http://www.mensagensespiritas.net63.net

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 30/05/2016
Código do texto: T5651947
Classificação de conteúdo: seguro