Castrando a criatividade

Como vizinho de um grande colégio, sempre fico sabendo de casos havidos nesse educandário, principalmente porque meu neto é aluno nele e escuto alguns dos seus papos com os colegas. A meninada é folgada e arma muito, Outro dado: os professores são esforçados ea maioria se doa mesmo ao ensino. Mas existe professores que apesar de competentes são meio autoritários e de certa maneira podam a criatividade dos alunos.

Um caso chamou a minha atenção. De um professor de Redação. Um cara preparado, capaz e abnegado, mas que gosta de ensinar redação impondo um ponto de vista que acho absurdo. Ele ensina obedecendo o esquema do Enem. Ora, redação não pode obdcer um sistema x, tem queser algolivre e criativo, sem a camisa de força de um esquema previamente definido como se fosse uma regra matemática. Vamos a um exemplo: mandou fazer uma redação sobre o tema "Liberdfade de expreessão no Brasil: o brasileiro usa essa liberdade adequadamente? Um aluno colega de meu neto, bom na escrita, escreveu havia no país liberdade de expressão, mas que ela era usada adequadamwente por uma minoria, inadequadamente pela maioria e ainda havia quem a usasse para cometer crimes. E até sugeriu um margo regulatório, lei para impedir o abuso na mídia e nas redes. Resultado, apesar do texto não conter um só erro e dele ter desenvolvido bem o tema, só tirou nota cinco. Perdeu cinco pontos porque não enfocou apenas o sim ou o não, exigidos no sistema do Enem. Mais não seguiu o "roteiro", introdução onde fica establecido o ponto de vista com tantas linhas, o segundo parágrafo de desenovimento e o terceiro robustecendo-o e por fim a conclusão.

Compreendo que se deva ficar de olho no Enem, mas ensinar redação vai além do Enem e sou conytra se castrar a criatividade do aluno. Mas sou apenas um véio caduco. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 29/05/2016
Código do texto: T5650444
Classificação de conteúdo: seguro