UMA FARDA ESPECIAL
Esta semana um amigo querido, policial preste a se aposentar em menos de 30 dias, tirou um tempo para me visitar na EMEFAC – EMEF Alencar Cardoso. Gosto de conversar com pessoas do bem, que espalha luz e semeia esperanças.
Após as saudações de praxe, começamos a falar sobre a educação e os problemas corriqueiros de dentro da escola. O Policial ministra um curso, na turma do 5º ano. Faz parte do Projeto PROERD. É nítida a sua preocupação com os problemas de cada um. E o que mais me surpreendeu: - nomeia cada aluno. Achei fantástico. Em pouco tempo de curso, procurou conhecer cada estudante com profundidade. Atitude louvável e digna de aplauso. Um verdadeiro mestre.
Meu interlocutor falava sobre cada criança, enumerando as suas dificuldades e seu comportamento. Pediu-me para prestar atenção em determinada criança e por aí fluiu a conversa. Eu respondia, fazia também alguns questionamentos, que eram respondidos de pronto, já que meu querido amigo é adepto como eu do jargão: Gentileza gera gentilezas.
Em determinado momento, ele surpreende-me com a seguinte pergunta: - qual é o seu nome? Eu fiquei surpresa, mas respondi, com um meio sorriso: - Ué, chamo-me Cris Souza, é assim que me chamam e você sabe disso. Ele então rebateu sorrindo: - se você nome não tivesse, se chamaria Educação.
Fiquei muito feliz ao ver uma pessoa tão digna, pensando de uma forma tão positiva da minha pessoas e do meu modo de agir. Respondi um pouco sem jeito, que fazia o que era minha obrigação, que era paga pelo governo para trabalhar e que fazia tudo com esmero porque amava a profissão que tinha abraçado.
Ele, um cantor, poeta, policial, pai, homem de farda. Do outro lado, eu, educadora, professora, poetisa, cronista, escritora, ativista cultural e sonhadora. Dois lados de uma mesma parte. Que se somam para educar, orientar e dar o nosso melhor, em prol da educação.
Foi uma manhã prazerosa, trocar informações positivas, traçar metas e pensar o estudante e no estudante, é algo que me conforta e me faz acreditar que estou no caminho certo.
27.05.2016