HUMOR-MERCADORIA EM FALTA

Talvez o meu título, a princípio, se desconecte do que pretendo aqui colocar, todavia, ele já cumpre seu “papel social”, o de registrar a tensão que se delineia no subliminar da vida das grandes cidades.

Eu já escrevi, muito humoradamente, sobre o tema “supermercados”, porque o tal cenário me parece um mini laboratório da vida.

Ali existe de tudo.

Quer saber como está a vida por aí?: Ara, faça um ensaio, um cuidadoso “tour piloto” pelos supermercados.

Já escrevi sobre vários prismas: A exemplo, da dificuldade de se comprar os “dermocosméticos “ chiquérrimos, os tais papéis- higiênicos de hoje em dia, caríssimos produtos, principalmente se perfumados, suaves e vitaminados (?); já escrevi das pessoas se estapeando na atual liquidação das bananas (não mais a preços de bananas!), já contei dos caixas aonde se lê “preferencial” e as pessoas os confundem com “exclusivos” e vice-versa, já escrevi da maratona de se comprar com o melhor produto da equação “qualidade/custo” sem ser ludibriado, dos preços das prateleiras que nunca batem com os do “sistema” que sempre cai levando seu dinheiro em queda livre, das falsas ofertas, a dos “leve três pague quatro”, das mercadorias maquiadas em menor miligramagem (dois tomates , a exemplo) mas que custam bem mais na conta do quilo fechado, já escrevi que , na fila preferencial, certa vez ofereci meu lugar à uma senhora que julguei passar dos sessenta anos e ela me disse: ” não sou idosa ainda, não percebe?!” (eu “deseducadamente” me desapercebi...mas me desculpei), já falei do cachorrinho malcriado que faz todo mundo lesar os tímpanos na entrada da loja, do DESABASTECIMENTO progressivo incrível das nossas prateleiras, do desânimo expresso no rosto dos caixas e demais funcionários, enfim, nos supermercados, para os que ainda se aventuram na maratona de conviver com gente e dispensar os aplicativos de compra digital, acreditem, a gente vive uma grande aventura, algo antropológica mesmo, e cansativa, mas que, a mim, me valem reflexões e escritos...

Ocorre que desta vez minha saga foi na fila dos “caixas rápidos- até dez unidades”.

Quem nunca se aliviou da vida ao ver um caixa rápido eficiente? Desde que quem esteja a sua frente não resolva pagar as contas do mês, obviamente...

Eu estava com pressa, em meio à pausa do trabalho para o almoço, e tinha uma comprinha “encomendada” de pães.

Respondam-me: em Sampa, é pecado se estar com pressa na pausa do almoço, ao menos? Não seria perdoável?

Então, já que tinha a fila rápida de dez unidades e já me lamentando por ainda não poder ir (por pouco!) ao caixa exclusivo dos idosos, o que estava totalmente vazio, resolvi comprar mais nove produtos de primeira necessidade.

Só que pedi dez “pãezinhos franceses integrais” que foram colocados em dois saquinhos, portanto, duas unidades do mesmo produto.

Culpa minha? Não, culpa da falta de saco maior. Saco maior mesmo, ta faltando esse produto também! Mas aí daria assunto a um outro compêndio de “humanidades”.

Achei justo, eu me exceder em uma unidade do mesmo produto.

No caixa: “ Ah, não!-a senhora tem onze produtos no seu carrinho”, me falou a funcionária me fuzilando com os olhos.

Ao que lhe respondi em tom bem amigável:

“ô moça, por favor “meu bem”, me ajuda, me diz o que você quer que eu faça, pelo amor de Deus, me diz que eu faço! Mas me diz rápido que hoje tô com muita pressa e me distrai no número da compra! Me perdoa só hoje, moça, por todos os santos! (quem estava atrás de mim já começou a prestar atenção e tive adeptos e não adeptos à minha causa do “só mais um”)-e continuei- “é só me pedir moça, eu faço o que você mandar. Quer que eu tire tudo do balcão e leve para a fila que dobra a esquina? Eu tiro! Quer que eu vá embora? Eu vou! Quer que leve só um saco do pão? Eu levo! Quer que eu deixe tudo aqui e não volte nunca mais? Eu deixo, e prometo, não volto nunca mais!”.

Então, registro que fui surpreendida pela competência emocional da funcionária, embora muito jovem ainda para saber o que é pressa sem motivo aparente.

Contemporizou com um sorriso: “senhora, ok, seu humor me contagiou duma forma... afinal, é só mais um pacotinho. Temos que ter muito humor-mesmo!- para superar esses tempos agitados...”.

Silêncio de segundos...e a fila toda concordou.

Eu eu, sem intenção, ali abastecia as prateleiras da vida com o produto mais em falta hoje em dia...humor ao dia-a- dia!

E o mais incrível: sem deixar transparecer todo o meu desespero frente ao tempo.

Ops, será mesmo?

Bem, tenho humor, é verdade, mas já não tenho tantas certezas...