Crime de responsabilidade! Quando um leigo comete um erro jurídico ele tem, com certeza uma atenuante em seu favor: desconhecimento do devido processo jurídico e suas causas e consequências. Mas... e quando esse fato não é considerado por quem deveria entender do “riscado”, como é que fica? Como é que fica quando um advogado usa seus conhecimentos jurídicos para defender quem errou – até aí nada contra, pois todos tem direito a mais ampla defesa e, usa seus conhecimentos para difamar, enredar em teias erráticas a todos que desejam saber unicamente a verdade para poder ter certeza do que aconteceu de fato. Se o réu ou ré, realmente cometeu crime. É também direito da acusação saber a verdade. Não é só por ser acusação que lá está. Está para esclarecer e levar a verdade aos patamares da Justiça que é o cabe a qualquer cidadão desejar e lutar por ela. Pois justiça dá também Liberdade.

Pois é. Hoje leio uma notícia, já passada mas que dá para refletir nas posições do que se defende e como: “A própria defesa de “golpe sem crime de responsabilidade” pode ser crime de responsabilidade”. E daí que o advogado geral da União deverá ser investigado por crime de responsabilidade, porque o impeachment é um processo que ocorre na Câmara dos Deputados, no Senado e assessorado pelo Supremo Tribunal Federal, e diante de tal acusação todos seriam golpistas.

É sabido que qualquer servidor público não pode sair dizendo o que quer que lhe venha a cabeça, por simples “achômetro” político. Ele tem leis a respeitar, regulamentos, portarias. Toda a estrutura governamental deve ser preservado de golpes os quais ele deveria ter denunciado em tempo hábil como um defensor da União. É o caso de José Eduardo Cardozo, ardoroso defensor de Dilma Rousseff que deveria estar defendendo a União dos desmando dos políticos corruptos e não advogar particularmente para a presidente afastada para investigação.

Portanto ele também será investigado, pelo crime de responsabilidade, tentando defender Dilma do crime de responsabilidade. Que confusão! Nessa confusão em que se meteu, ele atentou contra dois outros poderes: Congresso Nacional, (o Legislativo)  e a Suprema Corte Federal (o Judiciário).  E para aumentar a confusão ele ainda aparece na delação premiada de Delcídio do Amaral, tentando obstruir a justiça.

A situação está tão séria que própria Dilma já foi solicitada a esclarecer o uso da palavra golpe nos seus discursos, pela juíza Rosa Weber, do STF. Dilma tinha dez dias para se explicar.

A liberdade de expressão não é imune a tudo. Deve, sim, respeitar as leis, os códigos éticos, a Nação! Que vai acontecer? Só Deus sabe. Pelo andar da carruagem, o processo vai adormecer no STF pois o tempo deles não é o das pessoas comuns. É sempre muito mais prolongado. O nosso tempo dirá onde e como vai terminar tudo isso.
MVA
Enviado por MVA em 26/05/2016
Reeditado em 26/05/2016
Código do texto: T5647731
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.