Vaticano e Vida Extraterrestre

Li que o Vaticano estaria se preparando para reconhecer a possibiidade de vida inteligente em outros planetas. Não me surpreenderia porqueem 2008 o padre José Gabrie Funes,que dirige o Observatório da Santa Sé um dos mais poderosos do mundo, afirmou essa possibilidade concreta,aduzindoque isso em nada moficaria a crença dos católicos e da Igreja em Deus.

O problema será convencer os catolicões conservadores comoalguns amigos meus que já estão nervosos com essa história,sobretudo quando mostreia eles cópia de um texto que escrevi para o jornal da nossa cidade intitulado "Conversa Mole", me chamaram de loucoe de ateu.Nem liguei, só fiz rir, eles vão ter agora que desmentir o papa quando ele fizer - se fizer - de público o reconheciento da possibilidade devida inteligente extraterrestre. Transcrevo uma parte domeu texto,escrito, pasmem,em junho de 2003:

"O que sempre me deixou grilado forma os dogmas, a intolerância, a reação contra as novas idéias.Um exemplo: o caso de Galileu Galilei que quase foi assado na fogueira da Inquisiação porque ousou defender a teoria de Copérnicode que a Terra girava em redor do sol. Segundo a Igreja, à época, o centro do Universo era a Terra e priu, quem disocrdava ia para a fogueira.Depois de abjurar, Galaieleu disse baixinho a frase célebre: "Eppur si muove" ( e no entanto ela se move). Salvou-se da fogueira e nao mudou de idéia.

Supri um pouco as minhas deficiências no assunto relacionado a possibilidadede vida extraterrestre, lendo e, principalmente, vendo vários filmes. ET foi um filme bom, mas infantil. Para mim, nessa linha, doisfilmes sao arretados:"Contatos Imediatos de Terceiro Grau" e "Contato" (apenas "Contato"). Éclaro que ambos são ficção, mas ajudam a pensar,deduzir, imaginar. No primeiro deles, me parece que dirigido por Spilberg,numa cena encontram um navio que havia desaparecido há muito tempo, e encontram esse navioem pleno deserto. Noutrta cena encontramvários aviões,desparecidos na Segunda Guerra Mundial, todos com os tanques co gasolinae perfeitos.Mas omaisbonitonesse filme é a cena final quandose realiza os contatos com os extraterrestres (a idealização do que podeum dia suceder).O outro filme, "Contato",nãoseiquem é o diretor,estrelado pela grande atriz Jodie Foster, vivendo uma cientista,é ainda melhor.Ele consegue idealizar com mais lógica o possível entendidmento com uma civilização superiora nossa. Há o lance incrível da fabricação de uma nave espacial (planejada por outro planeta), construída na Terra que leva a cientista à civilização superior. Detalhe: ofatot tempo nessa nave é completamente diferente do nosso (é como se otransporte espacialse desse por uma energia diferente, talvez a quântica, sei lá Mangueira). Oonto alto do filme é quando ela chegae contempla a beleza dessa planeta, o c´peucom luzes maravilhosas, tudolindo (seria uma alegoria do Paraíso?). Indescritível. Ela então diz a si própria: "Meu Deus!, não deviam ter mandado uma centista, mas um poeta!". Bingo.Sim, porque um poeta seria muito maiscapaz de descrever a emoção e a beleza do que um cientista.

Sempre guardei para mim esses pensamentos de acreditar em vida inteligente fora daTerra. Sócomeceia falar nisso abertamente quando, dia desses, liuma entrevista de Frei Betto, um cara que além de libertário é um estudioso, grande intelectual e veradeiro cristão. Nessa entrevista,além de confessar que já viu discos vadores, ele diz textualmente o seguinte: "Somos um planeta periférico situado emuma das 100 bilhões de galáxias que existem no Universo. Não posso imaginar que, tendo sido semeadas tantas estrelas, apenas num pequeno planetaa vida tenha vingado". O entrevistador questionou que fora nesse planeta e Cristo escolheu para vir. A respostade Frei Betto foi firmee lúcida: - Naosei como, mas o mistério da salvação deve ter se dado também em outros planetas". Fosse o tempo da Inquisiçãoiria para afogueira. Bpom, basta de conversa mole".

Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 26/05/2016
Código do texto: T5647660
Classificação de conteúdo: seguro