REPETIÇÕES NEGATIVAS...

Oito de maio de 1.945 foi uma data marcante de nossa história mais recente. Chegara ao fim, após quase seis anos o segundo conflito mundial, que para grande espanto da maioria dos seres humanos, apenas vinte e um anos, após o primeiro confronto mundial, numa prova inconteste que parte da humanidade não soube compreender que as guerras não solucionam os problemas causados pela incompreensão, os preconceitos de raças, alguns se colocando na condição de “superioridade”, perante outras; a sede de domínio com o acúmulo de bens transitórios, mesmo que para isto não seja levado em conta o respeito à vida, a liberdade. Os interesses da materialidade se coloquem a frente da espiritualidade...

Até quando as guerras, sinônimos da extrema violência, onde afloram os instintos mais ignóbeis, vendo no próximo o “inimigo” que tem que ser “abatido”, para salvaguardar a pátria, esquecidos que diante do Supremo Criador, somos todos os irmãos, com as mesmas origens, em busca do aprender, - a intelectualidade. - que deve ser associado ao amor, e o respeito ao nosso próximo...

Quantos avatares da Espiritualidade Maior, a repetiram a nós, a violência gera mais violência, estando no amor, no entendimento o caminho para aparar as arestas, em função dos níveis evolutivos, consoante ao aprendizado de cada um...

As guerras é caminho da dor, em que no final não haverá “vencidos” e “vencedores”, mas, tão somente a dor o infortúnio atingirá a todos, e, o “vazio”, de colocar as forças, energias com atitudes, que destruíram a vida que é o bem mais precioso que o Criador outorgou a cada um...

É um quadro complexo que evolve o comando e os comandados, envolvidos na missão de destruir, e isto certamente envolverá vidas humanas num permanente sofrimento, que nos acompanha ao longo de nossa história... Até quando?

Após o término deste ultimo conflito ocorrido há 67 anos, * se esperava uma longa era de paz, cujos sofrimentos, e a reconstrução seriam bem difíceis para todos os envolvidos; não muito tempo depois surge o conflito localizado; na Coréia, Vietnam, e, atualmente persistem notoriamente no Afeganistão e Iraque...

Quando finalmente iremos compreender que as guerras destroem e invariavelmente chega à hora de parar e novamente reconstruir, e ficará a pergunta valeu a pena? Não seria mais coerente e racional se buscar o entendimento, antes de chegarem ao uso bélico?

O caminho foi apontado por Ele, - Jesus! - a mais de dois mil anos, no entendimento que resulta no respeito à vida; quem é o meu próximo? É alguém como eu, com necessidades e carências iguais...

A escolha do caminho é opção é nossa, da dor ou amor...

Curitiba, 8 de maio de 2.012 - Reflexões do Cotidiano – Saul * Hoje é 29 de dezembro de 2015 http://mensagensdiversificadas.zip.net

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 26/05/2016
Código do texto: T5647391
Classificação de conteúdo: seguro