AS TAIS COMBATIDAS TESES, CONSIDERADAS SOCIALISTAS:

1. Luta de classe: querem ignorar, desde a revolução Industrial, de que quem detém os meios da produção não se antepõem aos que, de si, têm somente a força de trabalho. A resistência a isso é que nos faculta termos jornadas de trabalho mais humanas, e não a extensão por até 14 horas que a história registra naqueles tempos.

2. Direitos trabalhistas: O capital, através de pressão de seus assalariados, e com muita resistência patronal, escreveram seus direitos básicos: salário mínimo, condições de trabalho, férias, abonos, previdência social, jornada compatível, direito ao transporte público, e demais conquistas. Enganam-se os que desconhecem que atrás de cada direito não tenha existido a luta entre Capital x Trabalho.

3. Ideologia dominante. O conjunto de ideias a nós colocados visam distorcer a implícita luta de classes, e sendo comum assalariados terem posturas contrárias a sua origem, ao que chamamos de falsa elite. A sofisticação dos trabalhos através dos tempos não apaga a distinção entre quem presta o serviço a quem lhe dá o emprego. Apenas confunde, as coisas ficam mais claras no ato da demissão, ficando claro quem é quem no jogo social.

4. A chamada Classe Média, geralmente é constituída pelo setor terciário da economia ( comerciantes, autônomos, profissionais liberais, etc) numa gama extensa de atividades, A ojeriza a serem identificados como Classe trabalhadora assalariada denota a aspiração frustrada de ascensão à pirâmide social, inacessível à maioria.

Não precisamos ser muito exigentes para nos situarmos na escala social, basta termos a coragem de nos enxergarmos quem somos dentro da sociedade da qual fazemos parte.