SAIBA COMO VIVER MAIS E MELHOR...

Antes do nascimento, a mãe já pode transmitir amor e carinho ao nascituro e ele já recebe essas boas sensações vindas da mãe, ficando mais tranquilo no ventre materno. Depois do nascimento, decorrido alguns meses o bebê reconhece a mãe e esboça alguns sorrisos e nessa idade demanda muitos cuidados, pela sua fragilidade. Os cuidados vão aumentando quando ele começa a engatinhar e andar. É a fase de muito aprendizado e de imitação aos pais. Logo, vem a fase escolar e mais cuidados ainda.

O desenvolvimento, dependendo da região vai dos 18 ao 21 anos de idade, quando vira adulto.

Dos trinta anos, lentamente, vai perdendo o vigor e a elasticidade do corpo. Quando aparece o primeiro fio de cabelo branco ou a primeira ruga, vira preocupação e sente que a velhice, os poucos vai chegando. Quando chegar aos 50 ou 60 anos, as rugas e os cabelos brancos vão aparecer com mais intensidade.

Se a preocupação virar obsessão, o corpo vai sentir e vai perder energia, gerando o cansaço e a indisposição. Preocupar demais com a idade e com as rugas do rosto, podem gerar desgaste físico e mental e até insônia.

Procurar esquecer as derrotas e os fatos infelizes do passado não ficar remoendo as desavenças, as rixas, que ficaram há muitos anos atrás, pois isso geram perda de energias.

Relembrar com prazer, somente os bons momentos vividos, viver plenamente no presente, com serenidade e alegria. Praticar o bem e ser uma pessoa dadivosa com seu semelhante, ser uma pessoa otimista, ter bons pensamentos, ser uma pessoa alegre, jovial, ser cordial com as pessoas, tudo isso proporciona boa saúde e longevidade.

O azedume, a inveja, a ira, o rancor, o remorso causam diversos tipos de doenças, encurtando a vida.

Nem um ser humano escapa do envelhecimento, uns mais cedo outros mais tarde, dependendo de como se vive e de como se alimenta. A vista torna-se cansada, os membros enfraquecem, a memória começa a falhar, sente-se mais cansaço e indisposição, aumenta a impaciência, fica-se mais ranzinza. A velhice não é doença, é a última fase da vida que se deve enfrentar com coragem, resignação e até mesmo alegria.

Com boa alimentação, exercícios físicos leves, como caminhada, hidroterapia, tomar líquidos várias vezes ao dia, ajudam o organismo a tornar-se mais forte e resistente às enfermidades. Dormir pelo menos uma hora, depois do almoço à tarde traz muito benefício à saúde.

O que ajuda, também, é levar uma vida honesta, viver com a consciência tranquila, cultuar boas amizades ter um objetivo na vida e praticar uma religião ou crer em Deus, cujas atitudes fortalecem o corpo e enobrece e engrandece a alma.

Como distração, ler bons livros, com óculos adequados, ajuda a manter o cérebro mais ativo, sadio e arejado, melhorando assim a memória e a concentração, ajudando a evitar o Alzheimer, doença terrível dos tempos modernos.

Segundo a lei da entropia, máquinas engraxadas e bem cuidadas tem uma durabilidade maior. O mesmo vale para o ser humano que se levar uma vida serena, se usar a bebida alcóolica, usar com moderação, evitando os cigarros e outras drogas afins. Caso contrário está fadado a ter uma velhice sofrida e uma morte abreviada em alguns, ou muitos anos. O corpo humano, como as máquinas tem que estar em movimento ( e lubrificado) para não enferrujar ou oxidar, causando muitas doenças, algumas terríveis e fatais.

Com a velhice, adquire-se mais experiência, mais sabedoria, mais prudência, aprende-se a resolver situações com mais facilidade. O idoso ganhou alguns direitos de preferência determinados por lei, inclusive para pagar meia entrada em cinema, em teatros, em campos de futebol e ter preferência de atendimento em bancos e outras repartições.

Hoje em dia com o avanço da ciência médica que cuida com mais zelo e carinho do enfermo, com implantes e transplantes, novos medicamentos, o idoso está vivendo mais e melhor, podendo desfrutar os benefícios das tecnologias e conviver mais tempo com a família, recebendo os carinhos da esposa, dos filhos, dos netos ou dos bisnetos.

“ No livro CORPO SEM IDADE, MENTE SEM FRONTEIRAS,” do Médico Deepak Chopra,M.D., indiano, radicado nos Estados Unidos, página 120, é possível retardar a entropia (envelhecimento) usando o poder da consciência, que só os humanos possuem, que diz:

Você pode se concentrar em partes do corpo que estão expressando desconforto, simplesmente ao localizar sua consciência sobre uma fonte de dor, você pode fazer com que tenha início o tratamento, pois o corpo envia naturalmente energia de cura para onde a atenção for atraída.

Quando o sistema mente/corpo está ajustado para fazer frente a todas as necessidades, direta e espontaneamente, funcionando adequadamente, o condicionamento começa a dissolver os níveis celulares mais profundos, impedindo que o corpo envelheça.

É uma nova ciência, ou apenas um teoria?

(Republicado com alteração.)

Miguel Toledo
Enviado por Miguel Toledo em 20/05/2016
Reeditado em 21/05/2016
Código do texto: T5641637
Classificação de conteúdo: seguro