Conselho Ferino

Não gosto de dar conselhos, nem sequer a filhos e nem a netos.Detesto fazer isso, faço parte daquele time que acha que se conselho fosse bom não se dava, se vendia. Detesto me meter na vida dos outros. E se for "ingrisia" de marido e mulher corro léguas pra não me meter.

Mas às vezes é impossível escapar dessa "tarefa", principalmente em se tratando de pessoa com quem respeitamos muito e até devemos favores.´´E quando fico puto mas sem jeito de não não cometer o danado do "pitaque".

Foi o que aconteceu certa ocasião. Perto da minha casa vivia um casal, gente boa, ela se dava muito bem com minha esposa, era muito católica, quase beata, e o marido um cara bom mas metido a social, gostava de participar de toda qualidade de sociedade, mas me tratava muito bem. Um dia, infelizmente, ela chegou na minha casa aperriada, e foi logo dizendo que precisava de um conselho meu, sabia. disse. quie eu não era religioso e nem gostava da sociedade, mas por isso mesmo poderia lhe aconselhar numassunto muito sério. E expôs o problema,o marido fora convidado para participar de uma sociedade que ela achava muito estranha, uma sociedade que mulher não entrava, a tal, ela falou, "maçonaria". Ora, eu tinha umas diferenças com vários dos integrantes dessa sociedade que menina não entra, e logo falou maisalto dentro de mim a minha porção moleque. Na hora que nem caldo de cana dei um conselhoferino à mulher: - Olhe, Neguinha (era o apelido dela), eu realmente não entendo nadinha dessa sociedade, sóo sei o que o povo fala, boatam até que tem lá um tal bode preto, deve ser boato, mas a pessoa certa para esclarecer se uma pessoa católica como você deve permitir o marido a participar dessa sociedadeé o bispo, se você quiser eu telefono para a secretária dele e marco hora para ele lhe receber, vocêpode ir com minha mulher. Dito e feito. Marquei a hora, e as duas foram. Ela nem parou lá em casa. vinha fumaçando com dois quentes e um fervendo. O marido, esclareço, apesar de social era barriga branca.Ela lhe deu um esculacho e disse que se entrasse na maçonaria podia arrumar os paninhos de bunda e dar o fora de casa. O bispo lhe dissera que um católico não pode participar da tal sociedade.Eu sabia que ele ia dizer isso. Dei o conselho de caso pensado.

Resultado, o carinha avisou a quem lhe convidou que declinava do convite. Ingado do motivo ele me dedou,disse queeu tinha aconselhado a mulherdele ase aconselhar como bispo. Como de costume fui taxado de comunista, subversivo e agitador, o que muito me alegou. Adoro recebee esses elogios.

O bispo morava perto de mim, todo dia eu passva na frente do palácio diocesano, ele sempre estva na janela, nunca falara com ele, mas no outroi dia desse causo, quando passei o bispo rindo disse: - Bom dia, senhor conselheiro, você fez ama boa ação, vai sem dúvida receber uma compota de doce de figo daquele bem fininho da sua aconselhada. Recebi mesmo. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 19/05/2016
Código do texto: T5640067
Classificação de conteúdo: seguro